saúde

Mirabela ganha reforço na vacinação

Equipes já passaram por Bocaiúva e Janaúba

Márcia Vieira
Publicado em 26/12/2022 às 21:45.
Mirabela recebeu a visita de técnicos do SRS que dão orientações em busca de melhoria nos indicadores de vacinação no Norte de Minas (DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE MIRANBELA)

Mirabela recebeu a visita de técnicos do SRS que dão orientações em busca de melhoria nos indicadores de vacinação no Norte de Minas (DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE MIRANBELA)

Mirabela é mais um dos municípios sob jurisdição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) a receber a visita de técnicos do órgão em busca de melhoria dos indicadores de vacinação no Norte de Minas. 

A equipe ficou três dias no município e promoveu oficinas para enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde da atenção básica e da urgência e emergência. 

Amanda Vieira, enfermeira coordenadora de epidemiologia e imunização do município, explica ao O NORTE que em Mirabela há uma maior resistência no que refere a vacinação de reforço da Covid e que as vacinas de rotina tem mais adesão, especialmente as da infância. 

“Mas existem alguns pais ou responsáveis que insistem em não vacinar ou deixam atrasar muito”, afirmou. 

Ela conta que a experiência foi positiva e “muito enriquecedora e motivadora”. 

“Cheia de novos conhecimentos e atualizações sobre o calendário vacinal. As técnicas nos orientaram de como conseguir captar nossas crianças e também sobre como orientar os pais ou responsáveis sobre a importância da vacinação na infância”, ressalta a enfermeira.

De acordo com Agna Menezes, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS, a finalidade do serviço é capacitar os profissionais e a partir daí elaborar um relatório para adequações necessárias.

O critério de escolha do município, conforme informa Agna, não é apenas o baixo índice, uma vez que a cobertura vacinal na região está baixa em todos eles. As equipes já passaram por Bocaiúva e Janaúba antes de chegar a Mirabela.

“No caso de Janaúba, o secretário de saúde solicitou. Em Bocaiúva, havia uma situação específica quanto as doses de lançamento da BCG no município e Mirabela era parte da Regional de Januária, passou a integrar a Regional de Montes Claros e ainda não tínhamos ido lá”. 

Agna pontua que a SRS observou resultados nos municípios que já receberam e além da capacitação. 

“A intenção é estender este processo ‘in loco’ aos 54 municípios da nossa jurisdição com foco na melhoria de cobertura e acerto de cartão vacinal”, diz. 

A capacitação inclui metodologia especial, evento adverso, solicitação do imunobiológicos, calendário, busca ativa e cobertura vacinal, entre outras ações.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2023Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por