Estado acompanha vacinação para menores de 15 anos em nova campanha nacional
Deborah Lopes e a filha Laura, de sete anos: calendário vacinal atualizado e aguardando o início da campanha (ARQUIVO PESSOAL)
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 está prestes a se expandir para incluir crianças e adolescentes com menos de 15 anos. O primeiro lote de 84 mil doses, destinado a cobrir todas as 28 regiões do Estado de Minas Gerais, começou a ser distribuído em 21 de outubro, visando imunizar residentes dos 853 municípios mineiros. A campanha está programada para ter início em 4 de novembro e se estenderá até 29 do mesmo mês.
A comunicadora Deborah Lopes diz que, apesar de algumas vacinas terem reações, sempre teve o seu calendário vacinal atualizado e o da filha Laura, de sete anos, principalmente.
“Considero muito importante a prevenção por meio da vacinação. Sempre tive consciência disso e até do agravamento de algumas enfermidades em não vacinados, como na Covid, por exemplo. Se tiver a vacina para ela, vou vaciná-la sim”, afirma Deborah, assegurando que a filha compreende a importância e fica muito tranquila no momento da vacinação.
Já a servidora Mary Patrícia, mãe de dois filhos, afirma que o filho Arthur, de 12 anos, também entende a necessidade e se orgulha de manter o calendário vacinal preenchido. Entretanto, desta vez a vacina contra a Covid não entrará no calendário e ela explica o motivo. “Ele já tomou as três doses iniciais, assim como eu também tomei as iniciais e as doses de reforço. Como a Covid hoje tem o mesmo tratamento de uma gripe normal, mas ainda carece de muito estudo sobre ela e sobre a vacina, eu optei por não vacinar mais por enquanto”, explica.
As doses da vacina foram enviadas ao Estado pelo Ministério da Saúde. Nos últimos meses, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu 943.400 doses de vacinas contra a Covid-19, distribuídas gradualmente. A nova remessa das vacinas integra o contingente de 1,9 milhão de imunizantes disponibilizados para esta ação, incluindo ainda as vacinas tríplice viral, hepatite B, HPV, febre amarela e poliomielite, entre outras.