saúde

Metade da população de 320 cidades está sem a terceira dose

Montes Claros engrossa esse rol, com apenas 46% dos maiores de 12 anos com o reforço

Da Redação*
Publicado em 30/06/2022 às 21:17.
Temperaturas baixas e nova linhagem da Ômicron tornam a vacina ainda mais importante. (tomaz silva/Agência Brasil)

Temperaturas baixas e nova linhagem da Ômicron tornam a vacina ainda mais importante. (tomaz silva/Agência Brasil)

Pelo menos 320 municípios mineiros ainda não atingiram nem 60% da população imunizada com a terceira dose contra a Covid-19. Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce e as regiões Norte e Noroeste são as localidades com os piores índices de vacinação. Montes Claros, a maior cidade do Norte de Minas, está nessa situação. Autoridades e médicos têm feito consecutivos apelos às pessoas para que não ignorem o reforço.

O alerta é ainda maior nessa época do ano, devido à sazonalidade das doenças respiratórias. Soma-se aos risco o avanço de uma segunda linhagem da cepa Ômicron e relaxamento das medidas de proteção por parte dos moradores.

Atualmente, das 853 cidades do Estado, apenas 351 ultrapassaram os 70% de cobertura da terceira dose. O ideal, segundo o Ministério da Saúde, é atingir pelo menos 90% do público-alvo.

Em Minas, 10,2 milhões de pessoas receberam as três doses do imunizante até ontem, o que representa 62% da população com 18 anos ou mais. Os números são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Nas últimas 24 horas, Minas confirmou quase 11 mil novos casos do coronavírus e 39 mortes. 

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, reafirmou a importância de garantir a proteção e lembrou que a vacina é uma “arma” contra a Covid-19. “Cada vez menos temos relação entre casos, internações e óbitos, e isso é fruto da vacinação”, garante. 

Na semana passada, a SES informou que “insiste na necessidade da imunização de quem ainda não buscou a vacinação”. A pasta reforça que os protocolos sanitários devem ser mantidos, como a lavagem das mãos, uso de álcool em gel e o distanciamento social.
 
MONTES CLAROS
A maior cidade do Norte de Minas conseguiu proteger com a terceira dose – ou primeira dose de reforço – apenas 46% do público-alvo, que são os maiores de 12 anos.

O índice muito abaixo do recomendável preocupa porque a cidade tem visto os números de casos confirmados disparar nas últimas semanas. 

Como O NORTE mostrou na edição de 24 de junho, o número de contaminações pelo coronavírus disparou quase 2.000% em junho em relação a maio. Novo boletim será divulgado nesta sexta-feira (1).

Também nesse período foram registradas três mortes, após três meses sem qualquer óbito pela doença no município. Na ocasião, a secretária Municipal de Saúde, Dulce Pimenta, fez um apelo para que a população procure os postos de vacinação e receba a terceira dose.

Em função do aumento de casos, a prefeitura retomou a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. Montes Claros soma mais de 80 mil casos da Covid desde o início da pandemia e 1.071 mortes.

*Com informações de Marina Proton e Gabriel Rezende, do Hoje em Dia.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por