Covid: SES-MG repassa 11,4 mil doses para aplicação em adultos em 51 municípios
População da região tem mais uma chance de atualizar o cartão de vacinas contra a Covid-19. (PEDRO RICARDO/SRS DE MONTES CLAROS)
A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) iniciou nesta segunda-feira (13), o repasse de mais 11.412 doses de vacinas contra a Covid para 51 municípios que integram a sua área de atuação.
A nova remessa de imunizantes, produzida pela Pfizer/BioNtech, é destinada à aplicação no público adulto e está sendo entregue aos municípios conforme demanda apresentada pelos gestores de saúde.
As novas remessas solicitadas pelos municípios são destinadas à aplicação de primeiras e segundas doses no público que ainda não iniciou o esquema vacinal ou das duas doses de reforço. A partir desta segunda-feira (14) os municípios que solicitaram e estão recebendo maior quantitativo de vacinas da Pfizer são: Montes Claros (4 mil 998 doses); Bocaiúva (798); Jaíba (600); Indaiabira (354); Monte Azul (330); Mirabela (300); Francisco Sá, Grão Mogol e Salinas (198 doses para cada localidade); Taiobeiras (192); Coração de Jesus (180); Olhos D´Água e Verdelândia (150 doses de vacinas para cada município).
Dados contabilizados pelo painel vacinômetro mantido pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) revelam que até o dia 8 de fevereiro os 54 municípios que integram a área de jurisdição da SRS de Montes Claros já receberam 2.355. 797 doses de vacinas contra a Covid.
Na área de atuação da SRS a cobertura vacinal de pessoas que já tomaram a primeira dose de um dos imunizantes contra a Covid está em 79,86% da população, contemplando 912 mil 310 pessoas.
O público estimado pelo Ministério da Saúde residente em 54 municípios é constituído por 1 milhão 142 mil 325 pessoas. Já a aplicação da segunda dose ou da dose única de vacina da Jansen alcançou 70,54% da população, envolvendo 805 mil 802 pessoas.
Por outro lado, na área de atuação da SRS as coberturas vacinais com aplicação das primeiras e segundas doses de reforço de vacinas contra a covid estão em 40,45% e 32,39%, respectivamente.
“Mesmo com a queda dos casos de covid-19, é importante que as pessoas se preocupem em serem vacinadas ou tomar as doses de reforço. As novas variantes do coronavírus colocam em risco a saúde de quem não iniciou o esquema vacinal ou não tomou as doses de reforço. Só com cobertura vacinal de 95% da população é que a covid-19 estará efetivamente sob controle”, salienta a coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.