SAÚDE

'Mais Médicos' contempla cidades do Norte de Minas

Edital anuncia atendimento para 15 locais da região, entre mais de 2 mil municípios do Brasil

Da Redação*
Publicado em 19/04/2023 às 20:30.
Prefeituras listadas devem aderir ou renovar inscrição (Arquivo Agência Brasil)

Prefeituras listadas devem aderir ou renovar inscrição (Arquivo Agência Brasil)

Nesta semana, por intermédio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, o Ministério da Saúde abriu edital para adesão ou renovação da adesão ao Programa "Mais Médicos". Documento firma 6.252 vagas em 2.074 municípios brasileiros; sendo 15 norte-mineiros com suas respectivas vagas: Chapada Gaúcha (1), Icaraí de Minas (1), Janaúba (1), Januária (2), Josenópolis (1), Juramento (1), Juvenilia (1), Montes Claros (11), Nova Porteirinha (1), Pintópolis (1), Rubelita (1), Santa Cruz de Salinas (1), Santa Fe de Minas (1), São Francisco (2) e São Joao das Missões (1).

Criado em 2013, o Mais Médicos tem o objetivo de garantir o acesso dos brasileiros à saúde nas Unidades Básica de Saúde, a chamada Atenção Primária, que é considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou o trabalho nas unidades básicas do SUS. “É no cotidiano dos serviços de saúde que são vividos os problemas e construídas soluções, através de um processo de aprendizado permanente”. 

Conforme o Governo Federal, o edital, primeiro chamamento público após o anúncio da retomada do programa, em 20 de março deste ano, obedeceu a alguns parâmetros de distribuição de vagas, como vulnerabilidade social de cada região; locais de difícil provimento; cobertura e composição da Saúde da Família nos municípios; população coberta pelo Programa Bolsa Família, entre outros.

"Um dos mais importantes méritos do programa Mais Médicos é a prioridade para a formação no SUS, no trabalho das unidades básicas, pois é no cotidiano dos serviços de saúde que são vividos os problemas e construídas soluções, através de um processo de aprendizado permanente”, destacou a ministra Trindade, sobre a retomada do programa.

Próximas etapas 
Até o fim de 2023, o Ministério da Saúde prevê a abertura de 15 mil vagas do Mais Médicos, chegando, assim, a mais de 28 mil médicos atuando no país para prestar serviços a mais de 96 milhões de brasileiros. Para tal, o investimento do governo federal, neste ano, será de R$ 712 milhões. 

Até o fim deste semestre, outro edital será publicado com 10 mil vagas oferecidas, com a previsão de contrapartida dos gestores municipais, o que garantirá às prefeituras menor custo, mais agilidade na reposição de profissionais e permanência deles nas localidades. 

Na próximo edital de chamamento do programa, o Ministério da Saúde aponta que será a vez dos médicos se inscreverem para a seleção, com prioridade aos profissionais formados no Brasil.

*Com informações da Agência Brasil e Ministério da Saúde

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por