SAÚDE

Leitos desativados sobrecarregam saúde em MOC

37 leitos SUS do Hospital Universitários estão com as atividades suspensas temporariamente

Larissa Durães
Publicado em 03/05/2023 às 20:00.
Para Sandra os leitos desativados fazem falta para quem precisa usar o SUS na hora da doença (HU/Divulgação)

Para Sandra os leitos desativados fazem falta para quem precisa usar o SUS na hora da doença (HU/Divulgação)

Para quem necessita do atendimento SUS, como a diarista Sandra Pereira da Silva, todo leito nos hospitais é importante quando se trata de salvar. Por isso, a notícia de que Montes Claros perdeu 37 leitos é vista por ela como um disparate, principalmente por Montes Claros ser uma cidade que recebe tantas pessoas de outras cidades e região. “Em vez de aumentar, estão tirando da gente? É um absurdo! Daqui a alguns dias, vamos estar com o soro no braço e sentados em cadeiras nos corredores dos hospitais”, diz perplexa. Sandra explica que até possui um plano de saúde, mas “só cobre o básico, internação não cobre”. Por isso para ela, é importante que os leitos do SUS não diminua. “A gente depende da internação se precisar fazer uma cirurgia, precisa do leito e pra ser internado. Diminuindo, vai atrapalhar a vida de quem não tem plano de saúde que cobre”, acredita. 

Investigar os motivos que levaram à desativação de 37 é o objetivo da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Montes Claros, que através da sua presidente, vereadora Maria Helena Lopes, denunciou o fato do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), que é ligado à Universidade Estadual de Montes Claros e ao Governo de Minas ter ficado sem os leitos, sem que qualquer explicação fosse passada à comunidade. Para tentar reverter a situação, a presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Montes busca ajuda do Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, com quem esteve em reunião. Para Lopes, a diminuição de leitos no sistema público de saúde do município tem provocado, segundo a presidente da Comissão, impacto negativo para a população que mais necessita de atendimento de urgência e emergência, sobrecarregando os hospitais que já vivem no limite. “Enquanto aguardam pelo leito, geralmente, os pacientes são mantidos em unidades, inflando ainda mais a demanda neste tipo de serviço. No mí
nimo angustiante”, afirmou a vereadora.

Em nota, o Hospital Universitário (HU) informa que os 37 leitos se encontram com as atividades suspensas temporariamente, em função do contingenciamento que o Hospital teve que se submeter, devido ao encerramento de contratos temporários em dezembro de 2022.
 
Leitos SUS em Montes Claros
Montes Claros possui atualmente 823 leitos credenciados para atender através do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles estão divididos da seguinte forma: Santa Casa possui 290 leitos, Hospital Aroldo Tourinho tem 138; Hospital Alpheu de Quadros conta com 20 leitos SUS, o HUCF tem 157; o Hospital das Clínicas Mario Ribeiro da Silveira (HCMRS) possui 146 credenciados; enquanto o Hospital Dílson Godinho (HDG) conta com 72 leitos SUS.

A reportagem procurou a secretaria de saúde de Montes Claros, mas não obteve resposta.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por