Internação por Covid despenca no Norte de Minas

Apesar do avanço na vacinação, ainda há muitos norte-mineiros que precisam receber a terceira dose contra o coronavírus

Da Redação
Publicado em 13/04/2022 às 09:46.
Ocupação de leitos é irrisória, resultado do avanço da vacinação, segundo especialistas (tomaz silva/agência brasil)

Ocupação de leitos é irrisória, resultado do avanço da vacinação, segundo especialistas (tomaz silva/agência brasil)

O avanço da vacinação contra a Covid-19 no Norte de Minas tem como reflexo direto a grande queda no número de internações em leitos clínicos ou de terapia intensiva nos hospitais da região.

A ocupação de leitos para a doença, que em 2021 ultrapassou 100%, agora é considerada irrisória. Boletim divulgado no dia 6 de abril mostra que das 102 pessoas internadas em UTIs, apenas uma estava com Covid, o que equivale a uma taxa de ocupação de 0,58%.

Já nos leitos clínicos, de um total de 1.030 pacientes internados, 31 tinham diagnóstico de Covid, o que representa taxa de ocupação de 0,43%.

“Não restam dúvidas de que a imunização contra o novo coronavírus é eficaz, pois reduziu de forma muito significativa as internações de pacientes, bem como os óbitos. Para continuarmos vencendo a Covid, é de fundamental importância que a população complemente o esquema vacinal, incluindo a aplicação das doses de reforço”, pontua Agna Menezes, coordenadora de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros.

No Norte de Minas, a taxa de letalidade está em 0,21%, enquanto que em Minas Gerais e no Brasil esse percentual é de 0,38% e 0,53%, respectivamente.

Nos últimos 30 dias, a região contabilizou 2.560 novos casos da doença e sete óbitos.

O infectologista João dos Reis Canela, afirma que os dados estatísticos, associados aos dados observacionais da prática diária, mostram que as medidas de liberação do uso da máscara são adequados e coerentes.

“O uso da máscara, adequadamente e tecnicamente bem usada, deve continuar nos momentos necessários, pois mais uma vez mostrou ser uma medida protetora e de alta segurança. É certamente indispensável que as pessoas respeitem as informações definidas pela ciência: a vacinação é necessária, é fundamental! Não é preciso que sejamos grandes analistas estatísticos para constatar que a vacinação foi e está sendo o grande item de controle nessa pandemia do SARS-COV-2”, analisa.

Para o médico, a pandemia já passou. “Estamos e permaneceremos por algum tempo em endemia. Os cuidados preventivos precisam continuar, com sabedoria e bom senso”, alerta.
 
VACINAÇÃO 
O Norte de Minas já soma 1.191.198 pessoas vacinadas com a segunda dose contra a Covid-19, o que representa 74,86% da população. Mais de 523 mil tomaram a dose de reforço (40,32%).

Na última segunda-feira, a macrorregião de saúde do Norte de Minas também contabilizou 94.378 crianças, entre 5 e 11 anos, com a primeira dose da vacina contra a Covid. Isso corresponde a 62,16% do público infantil residente em 86 municípios. 

Outras 21.665 crianças já completaram o esquema vacinal (14,27%), com a administração da segunda dose de imunizantes da Pfizer/BioNtech ou da Coronavac.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por