Hospital de Olhos Hilton Rocha, em BH, é um dos maiores centros oftalmológicos do Brasil
Oftalmologista Frederico Pereira, presidente do 41º Congresso do Hospital São Geraldo, e Raquel Muniz, reitora da Funorte e aluna da especialização em Oftalmologia do Hospital Hilton Rocha (FOTOS FERNANDO MICHEL/HOJE EM DIA)
Uma das principais unidades de saúde na área de oftalmologia em Minas Gerais, o Hospital de Olhos Hilton Rocha, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, vem se firmando como referência no tratamento de olhos no país. Representantes da instituição participaram do 41º Congresso do Hospital São Geraldo, especializado em Oftalmologia, nesta quinta-feira (3), em Lourdes, na região Centro-Sul da capital mineira.
Homem à frente de seu tempo, Hilton Rocha foi professor da Escola de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e responsável por implementar no Brasil o modelo de residência médica (com dedicação integral por dois anos), originalmente no Hospital São Geraldo –fundado em 1920 e que faz parte do complexo do Hospital das Clínicas da UFMG.
Por conta da importância do médico para a área, um dos prêmios do Congresso foi batizado de “Medalha Prof. Hilton Rocha”’ e é entregue aos profissionais considerados referência, assim como foi o mineiro.
“O professor Hilton Rocha é um ponto de referência para todos nós na história da profissão e para Minas Gerais”, disse Frederico Pereira, oftalmologista e presidente do Congresso.
Para a reitora da Funorte e aluna da pós-graduação em Oftalmologia do Hospital de Olhos Hilton Rocha, Raquel Muniz, o ex-professor teve participação importantíssima na área.
“O professor Hilton Rocha é até um ‘legado’, porque é referência no mundo. Foi ele quem tornou a oftalmologia uma especialidade. Então todos devemos muito a ele”, afirmou a reitora.
O Hospital de Olhos Hilton Rocha, atualmente, é um dos maiores centros do Brasil em atendimento especializado na área oftalmológica, além de formar médicos de todo o país especializados em Oftalmologia.
Tratamento do CERATOCONE
A “Medalha Professor Hilton Rocha”, entregue durante o 41º Congresso do Hospital São Geraldo, realizado em BH, reconheceu a importância do “Anel de Ferrara”, destinado a pacientes com ceratocone, uma deformação da córnea que leva a problemas de visão.
A honraria existe desde 2017 e é destinada a três oftalmologistas brasileiros ou estrangeiros como forma de reconhecimento de figuras importantes dessa área médica. Atualmente, a homenagem é dividida em três categorias: “Academia”, “Oftalmologia Mundial” e “Promoção da Saúde Ocular”.
O ganhador deste ano na categoria “Oftalmologia Mundial” foi o oftalmologista mineiro Paulo Ferrara, responsável pela criação do tratamento.
Segundo o médico e presidente do 41º Congresso do Hospital São Geraldo, Frederico Pereira, a medalha está em boas mãos.
“O doutor Paulo Ferrara é um oftalmologista que inventou mais uma técnica de tratamento de ceratocone, que hoje ganhou o mundo inteiro. Então é uma homenagem justíssima”, avaliou.
O “Anel de Ferrara” é uma técnica cirúrgica que corrige a deformidade da córnea, diminuindo a miopia e o astigmatismo e melhorando o conforto e a visão. Não apresenta rejeição e é implantado por meio de uma cirurgia rápida e indolor, permitindo a recuperação do paciente em curto espaço de tempo.
“O doutor Hilton Rocha é um expoente da oftalmologia mundial. E eu fico muito feliz e me sinto contemplado com essa homenagem, que é realmente a maior que um oftalmologista poderia querer receber”, disse Paulo Ferrara, após ser agraciado com a medalha.
O 41º Congresso do Hospital São Geraldo, que está sendo no Lourdes, região Centro-Sul de BH, até este sábado (5), conta com diversas palestras e workshops relacionados à Oftalmologia.
Em 2022, o evento volta ao formato presencial após três anos, devido à pandemia de Covid-19. Com isso, a expectativa é a valorização da troca de informação e do aprendizado entre os participantes, segundo o oftalmologista Frederico Pereira, presidente do Congresso. "Todo mundo já estava com saudade de se encontrar e de voltar aos encontros pessoais. Então, está sendo muito bom a volta de maneira presencial, pois é a oportunidade dos especialistas conversarem olho a olho e trocarem informações, o que beneficia o aprendizado".
A programação do 41º Congresso do Hospital São Geraldo conta ainda com atividades especiais, como o "Simpósio de Miopia Infantil". Outro evento de destaque é o "Debate sobre Lentes Intra-oculares (LIOs)", destinado à troca de experiências sobre as opções e a variedade das LIOs disponíveis atualmente.
O Congresso terá ainda os chamados "Encontros com Experts", destinados à discussão de casos de consultório ou dúvidas de algum assunto de interesse com um expert, frente a frente.
Homenagem
O Congresso, desde 2017, entrega a "Medalha Professor Hilton Rocha" a três oftalmologistas nacionais ou internacionais que se destacam na área. Atualmente a homenagem é dividida em três categorias: "Academia", "Oftalmologia Mundial" e "Promoção da Saúde Ocular".
Neste ano, um dos ganhadores foi o oftalmologista mineiro Paulo Ferrara, criador do tratamento chamado "Anel Ferrara', destinado a pacientes com Ceratocone (deformação da córnea que leva a problemas de visão).
O Hospital dos Olhos Hilton Rocha, localizado no Santa Efigênia, região Central de BH, é um dos principais participantes do 41º Congresso do Hospital São Geraldo, como explica a reitora da Funorte e aluna de especialização em Oftalmologia do Hilton Rocha, Raquel Muniz.
"No evento, nós contamos com professores e pelestrantes do Hilton Rocha, que apresentam casos e acrescentam bastante à discussão do Congresso, além de residentes da fundação na plateia", afirmou Raquel.
Os interessados em participar do Congresso podem fazer inscrição por meio do site do evento – o custo varia de R$ 430 a R$ 960.