Redução atingiu de forma mais intensa os tipos sanguíneos O positivo, O negativo e A negativo
Jose Wilson de Brito Sales, coordenador do Hemominas : “estoque de sangue está crítico. Atendemos 44 unidades na região” (Arquivo pessoal)
A Fundação Hemominas faz um apelo à população para que doadores de sangue voluntários compareçam às unidades distribuídas em todo o Estado e façam a sua doação, a fim de minimizar a baixa no estoque. A queda foi sentida especialmente nos grupos sanguíneos O positivo, O negativo e A negativo, mas a doação de outros tipos sanguíneos também é bem-vinda.
Segundo o coordenador do Hemocentro Regional de Montes Claros, José Wilson de Brito Sales, os estoques estão críticos. “Atendemos a 44 estabelecimentos de saúde, no Norte de Minas. É muito importante mantermos os estoques de forma que garanta o atendimento e demanda dos pacientes e hospitais”, ressalta Wilson, explicando que o estoque é considerado crítico quando o número de hemocomponentes não é suficiente para atender as demandas por um período mínimo de três dias.
A funcionária pública Rayane Magalhães, residente no município de São João da Lagoa, cidade próxima a Montes Claros, é doadora voluntária permanente e vem em caravana com os conterrâneos, que se organizam especialmente para o ato. “Na primeira vez que doei, foi por curiosidade, para saber o meu tipo sanguíneo e de como funcionava. Ouvia as pessoas falando e eu queria ver como era. Depois da primeira experiência, peguei amor. Acho um ato lindo, gratuito e de ajuda ao próximo. Já estou na décima doação”, conta.
RECOMENDAÇÕES
Com o clima seco, a orientação é de que os candidatos a doador se mantenham hidratados. A pouca hidratação pode ocasionar inaptidão. Outras situações que devem ser observadas pelos voluntários são: Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos, sendo que, jovens de 16 e 17 anos devem comparecer acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior; pesar mais de 50 kg; estar bem descansado no momento da doação; estar alimentado. Se a doação ocorrer após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, o paciente deve aguardar pelo menos três horas antes da doação; não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação; não ter sido exposto à situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue e não ter tido hepatite após os 11 anos.
AGENDAMENTO
A doação de sangue pode ser agendada pela internet, no site do Hemominas (https://www.hemominas.mg.gov.br/unidades-e-contratantes/rede-hemominas/hemocentro/montes-claros) ou pelo aplicativo MGapp Cidadão. O procedimento facilita a distribuição dos doadores em datas e horários específicos e evita filas. O doador deve apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura. O atendimento na unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30. Outras informações pelos telefones: (38) 3218-7813 / (38) 3218-7814 / (38) 3222-3946.