Odontólogo enfatiza a importância de levar as crianças para exames periódicos a fim de detectar precocemente possíveis doenças (LEONARDO QUEIROZ)
Nas atividades da 50ª Expomontes, realizada pela Sociedade Rural de Montes Claros, o Hospital das Clinicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR) continuará, nesta quarta-feira (3), aniversário de 167 anos de Montes Claros, os atendimentos odontológicos gratuitos para crianças autistas, com síndrome de Down, idosos com comorbidades descompensadas. A ação também inclui gestantes que necessitam do atendimento no âmbito hospitalar.
O estande do hospital funciona juntamente com o estande do Centro Universitário Funorte, localizado na entrada principal do parque. Dezenas de crianças já foram atendidas desde a última terça-feira (2) pelo odontólogo Marcus Fellipe, que faz parte do quadro de profissionais do HCMR. Para ser atendido, é apenas necessário comparecer no estande e solicitar uma senha.
Marcus Fellipe explica que o HCMR já realiza um atendimento para crianças com necessidades especiais e que os pacientes que forem avaliados no estande serão direcionados para a unidade hospitalar. “No hospital, há uma estrutura para que esse paciente seja atendido sedado caso seja necessário. Geralmente, eles têm dificuldade para ser atendidos, alguns com sensibilidade ao barulho, ao toque, onde temos todo um amparo para atendê-los”, explica o odontólogo.
Marcus Fellipe ainda esclarece que é muito importante o diagnóstico precoce em alguns casos. “Muitos têm doenças silenciosas e não sabem e é muito comum hoje algumas pessoas terem um canal dentário, ele ser silencioso, podendo evoluir para algum tipo de lesão e dessa lesão evoluir para algo mais grave. Por isso a importância de uma avaliação para podermos pedir exames mais detalhados e até complementares, podendo descobrir lesões, tumores, outras doenças e aquelas mais simples como periodontite, gengivite, cárie dental e outras”.
“Achei uma iniciativa fantástica do Hospital das Clínicas disponibilizar atendimento às crianças com TEA [Transtorno do Espectro Autista]. Como mãe atípica, vejo a necessidade desse olhar às crianças com necessidades especiais em eventos de grande porte como a Expomontes. A questão odontológica é um grande desafio para as crianças com transtornos sensoriais e os tratamentos são caros, além de haver poucos profissionais que realmente entendam a necessidade da criança que sofre com esses transtornos, além da dificuldade financeira da maioria das famílias. Estou feliz pela iniciativa do HC”, expressa Liliane Lopes, mãe de Antônio, criança Autista Nível 1 de suporte, de cinco anos.
Além de avaliação odontológica, quem passar pelo estande poderá ganhar brindes, participar de jogos interativos, ser atendido pelo curso de Cosmética e Estética do Centro Universitário Funorte e conhecer os mais de 30 cursos de graduação e técnicos ofertados pela instituição.
CRONOGRAMA
Quarta-feira (03): a partir das 16h
Quinta-feira (04): das 13h30 às 16h30
Sexta-feira (05): a partir das 16h
Sábado e domingo (06 e 07): apenas pela manhã