Logotipo O Norte
Segunda-Feira,25 de Novembro
Referência

HCMR quadruplica número de cirurgias oftalmológicas

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 23/02/2024 às 21:09.

Para Raquel Muniz, a alta tecnologia é um dos diferenciais do hospital (ASCOM/HCMR)

Referência nos atendimentos em saúde no Norte de Minas, o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro (HCMR), em Montes Claros, quadruplicou o número de cirurgias oftalmológi-cas em 2023. Com quase 14,5 mil procedimentos realizados, a unidade hospitalar saltou da 12ª posição para a liderança no ranking de operações feitas em Minas Gerais.

Dentre os milhares de pacientes atendidos no Hospital das Clínicas está o músico, José Roberto dos Santos, que passou por dois procedimentos oftalmoló-gicos no ano passado. Antes de chegar ao HCMR, José passou por clínicas particulares e tentou o laser, que não resolveu o problema. Com apenas 5% da visão, abandonou temporariamente os palcos. 

“A cirurgia era minuciosa e ninguém queria fazer. Enfim, conheci o médico do HC e ele aceitou o meu caso. Poder enxergar normalmente depois de dez anos é coisa de Deus mesmo. Deus e a equipe do hospital”, afirma Roberto que, recuperado, voltou à rotina profissional. 

De acordo com a médica Raquel Muniz, cofundadora do hospital e uma das profissionais que atende no espaço, “a alta tecnologia possibilita o atendimento em menor tempo, a alta do paciente é mais rápida e consequentemente a rotatividade aumenta e desafoga o fluxo no sistema de saúde”, diz Raquel, que atribui o resultado positivo à parceria com o Centro Universitário Funorte, Hospital Hilton Rocha, de Belo Horizonte, e a equipe qualificada e comprometida.

O aposentado, Waldemar Rocha, fez o procedimento de catarata e destacou o acolhimento como o fator principal para se submeter a cirurgia com tranquilidade — “A equipe é muito boa e nos trata com muita humanidade. A Pretinha (funcionária que recebe os pacientes) parece que tem rodinha nos pés é muito carinho conosco”, conta. 
 
DESAFIOS 
A médica Ariadna Borges Muniz, que lidera o serviço de oftalmologia no HCMR, destaca que o principal desafio em Montes Claros era a catarata, a qual é a principal causa de cegueira na população e cuja solução é o procedimento cirúrgico. “Hoje, nós zeramos a fila na cidade e o paciente que chega, em menos de um mês, passa por exames e faz o procedimento. Estamos dando vazão ao atendimento de pacientes de municípios vizinhos, pactuados com a Secretaria Municipal de Saúde”, comemora. Além da catarata, glaucoma, pterígio e outros, constituem a gama de serviços ofertados pela oftalmologia do hospital que periodicamente realiza mutirões nos finais de semana e recebe na unidade, médicos renomados de Belo Horizonte, fruto da parceria com o Hilton Rocha.
 
EVOLUÇÃO
O HCMR foi inaugurado em julho de 2013. Os atendimentos são estendidos a todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e os cobertos por convênios médicos. 

Além das oftalmo-lógicas, a entidade hospitalar também se destacou no ano passado com as demais cirurgias eletivas. Ao todo, foram 19.453, o que representa uma média 1,6 mil procedimentos por mês ou 74 cirurgias por dia útil, um rápido crescimento em termos de complexidade e volume de atendimentos. Operações de urgência, partos e cesárias não entram na conta. A abordagem inovadora integra tecnologia avançada e um atendimento humanizado, fundamentado em um processo de melhoria contínua, visando sempre aprimorar a qualidade e eficiência dos serviços prestados.

Para o professor Ruy Muniz, fundador do HCMR, o bom resultado está amparado pela filosofia central da instituição, de valorização da vida humana, com um forte compromisso em formar profissionais dedicados e alinhados ao propósito de servir aos pacientes com excelência. Agilidade, segurança e alta qualidade são os pilares da estratégia de atendimento, baseados na crença de que “um serviço excepcional é fruto de um trabalho em equipe eficaz e de lideranças visionárias capazes de direcionar a organização com clareza e precisão”, destaca o professor. A expectativa é de chegar a 2.000 cirurgias por mês e um total de 24 mil cirurgias em todas as áreas da medicina. Atualmente, são nove salas em funcionamento e quatro delas com Torres de Vídeo. A previsão é de inaugurar, até o final de março de 2024, mais sete salas cirúrgicas, com mais três dotadas com torres de vídeo e uma com o Robô Da Vince. “O HCMR vai ser líder em cirurgia minimamente invasiva em Minas Gerais com 16 salas cirúrgicas, sendo sete com Torres de Vídeo com a mais avançada tecnologia e uma com o Robô Da Vince xi da INTUITIVE / Strattner “, assegura.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por