
No último sábado (11), véspera do Dia das Crianças, o salão do Centro de Especialidades Médicas (Cemed) no Campus Amazonas do Centro Universitário Funorte, foi transformado em um verdadeiro parque de diversões para receber as centenas de crianças que, acompanhadas dos pais, participaram da campanha “De Olho nos Olhinhos”. O cenário era de muita alegria e diversão, mas o foco principal era o cuidado com a saúde dos pequenos.
O auxiliar de logística Daniel Rodrigues, pai das gêmeas Mariana e Maria Teresa, de 3 anos, disse que foi convocado pela esposa à missão de levar as crianças. “Ela viu no Instagram e pediu que estivéssemos aqui. É uma grande oportunidade. As meninas nasceram prematuras e só fizeram exame de vista quando nasceram”, disse. A mãe, Hellen Lopes Silva, contou que ficou surpresa com a preparação do espaço e não esperava tanta diversão. Uma das gêmeas, contou Hellen, estava resistente e, ao saber que iria ao hospital, disse que não queria que mexessem no seu olhinho. “Mas quando ela chegou aqui, tudo mudou. Ficou feliz ao ver os brinquedos, outras crianças, e correu para o pula-pula. Ficou mais fácil e ela já ‘lavou’ o olhinho sem problema. É um momento importante para a saúde e o ambiente está muito acolhedor e alegre”, reforçou.
Navantini Araújo, professor do colégio Indyu chegou cedo ao local e auxiliou os pais no monitoramento das crianças. Ele revelou que, por volta das 8h30, muitas crianças já haviam passado pelo atendimento. “É necessário que as crianças tenham uma visão saudável e comecem cedo essa prevenção para chegar à fase adolescente e adulta sem nenhum problema ocular. E, além disso, elas estão desfrutando de um momento de lazer”, disse.
Coordenada em Montes Claros pela médica oftalmologista Ariadna Muniz, a ação se estendeu por toda a manhã de sábado, e, embora o foco principal seja a identificação do retinoblastoma, um tipo de câncer infantil que afeta a visão e que, felizmente, não foi diagnosticado entre os atendidos, outras situações que envolvem a visão foram localizadas nos pequenos pacientes. “Tivemos vários encaminhamentos de estrabismo, ptose, conjuntivite, entre outros”, disse a médica. Os pequenos puderam também atualizar o cartão de vacina, participar de jogos e brincadeiras, fazer lanches, colorir, aprender a escovar os dentinhos, se divertir na cama elástica e se entreter antes e depois da consulta. “Foi um evento marcado por solidariedade, união e propósito. Foi gratificante mobilizar tantas parcerias e, juntos, cuidar da visão e do futuro de nossas crianças”, concluiu Ariadna.
Christiano Junior, diretor do espaço, destaca que “ no Hospital das Clínicas Mário Ribeiro já existe um serviço de excelência em oftalmologia, e a campanha reforça o fluxo de atendimento e diminui a fila de espera. “É um serviço pioneiro, de grandeza ao nível de estado e dessa forma a campanha também é o primeiro passo. O encaminhamento começa hoje, transforma-se em regulação e, posteriormente, o hospital dá prosseguimento ao que for necessário”, afirmou.
O Lions Clube Sertanejo foi parceiro da ação e membros da diretoria estiveram presentes, representando a presidente do clube de serviço, Raquel Muniz, que estava em viagem de trabalho. “ É uma campanha nacional de muita relevância e o Lions não poderia ficar ausente. O clube tem entre as suas bandeiras o trabalho de prevenção e cuidado com a saúde dos olhos, por meio de várias iniciativas. Estamos aqui para dar o nosso apoio e celebrar essa iniciativa”, declarou o diretor da instituição, Daniel Pereira.