O Hospital Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR), em Montes Claros, participa neste sábado (13) e domingo (14) do Mutirão Nacional de Cirurgias dos Filantrópicos, uma das maiores ações simultâneas de atendimento cirúrgico do país. A mobilização é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), dentro do programa federal Agora Tem Especialistas, que busca reduzir filas do SUS e ampliar o acesso a procedimentos especializados.
O mutirão é destinado exclusivamente a pacientes já cadastrados na fila do SUS, com procedimentos previamente agendados pelas secretarias municipais de saúde. Diversos hospitais filantrópicos e universitários em todo o país aderiram à ação. Em Minas Gerais, o HCMR é um dos destaques, reconhecido como referência estadual em cirurgias eletivas. A instituição disponibilizará mais de 600 vagas para procedimentos, número que poderá ser ampliado conforme a demanda.
A diretora do HCMR, Luciana Santana, explica que a instituição se preparou intensamente para a mobilização. “O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, cadastrou vários hospitais filantrópicos para a realização do mutirão de cirurgias. O Hospital Mário Ribeiro, sendo o hospital campeão de cirurgias eletivas de Minas Gerais, se cadastrou e disponibilizou uma grande quantidade de procedimentos em várias áreas”, afirma.
Luciana reforça que o acesso dos pacientes ao mutirão ocorre exclusivamente pelas vias oficiais do SUS. “Se você tem um pedido de cirurgia eletiva, deve procurar sua unidade básica de saúde, o PSF, e se cadastrar na fila do SUS. Assim, a Secretaria de Saúde de Montes Claros ou de outras cidades do Norte de Minas poderá encaminhar seu pedido ao Hospital Mário Ribeiro para que possamos realizar a cirurgia. Lembrando que aqui não somente realizamos o procedimento: também preparamos o paciente com todos os exames necessários, de imagem, laboratoriais e avaliação com anestesista. O hospital faz toda a preparação pré-operatória”, acrescenta.
Com a proximidade do mutirão, a diretora informa que os preparativos já começaram. “Nós já iniciamos a preparação dos pacientes, e o nosso ‘Dia D’, que acontecerá em todo o Brasil nos dias 13 e 14 de dezembro, será totalmente dedicado às cirurgias. Vamos operar das 5h às 23h, tanto no sábado quanto no domingo. Temos centenas de profissionais envolvidos nesse fluxo. O hospital destinou inclusive leitos particulares e de convênios para atender o grande volume de procedimentos. Contaremos com mais de 50 cirurgiões, acompanhados de seus residentes. É um momento muito marcante, que vai impactar a vida de muitas pessoas de forma extremamente positiva”, finaliza.