Com o objetivo de agilizar o processo de acolhimento, a administração optou por transferir serviços para o Campus Amazonas, situado nas proximidades. (ASCOM/HC)
Em Montes Claros, na região Norte do Estado, o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR) ampliou sua capacidade de atendimento esta semana, com a abertura de 20 novos leitos destinados a pacientes afetados por arboviroses, como Dengue, Chikungunya e Zika. Nos próximos dias, está prevista a entrada em operação de mais 30 leitos, totalizando 50 novas unidades disponíveis. Essa expansão é uma resposta direta à necessidade crescente de assistência médica na região.
Concebido para 330 leitos, o HCMR já funciona com mais de 200. O fundador do hospital, professor Ruy Muniz, afirma que o propósito da unidade hospitalar é o de servir e ajudar a comunidade.
“Acolher e resolver. É um hospital de retaguarda, que recebe também pacientes graves de outros hospitais que não estão encontrando vaga”, explica Ruy, acrescentando que a iniciativa de colocar os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) à disposição da população vem atender à alta demanda de casos de arboviroses, assim como ocorreu na pandemia da COVID, quando o hospital disponibilizou toda a sua tecnologia aos pacientes norte-mineiros. Com o intuito de dar agilidade ao acolhimento, a diretoria transferiu serviços para o Campus Amazonas, que funciona ao lado.
“Remanejamos os setores administrativos que estavam dentro do hospital, e transformamos em leitos equipados”, explica Ruy.
O HCMR está construindo mais sete salas cirúrgicas, ampliando leitos de clínica médica e cirúrgica e adquirindo mais equipamentos de última geração. O atendimento de ponta, situa o hospital como uma das principais referências em número e qualidade em saúde em Minas Gerais. Recentemente, um ranking do Governo apontou o Hospital das Clínicas como campeão em cirurgias oftalmológicas.
CENÁRIO
De acordo com o Boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura municipal nesta última quarta-feira (26), já são 18.446 pacientes notificados com arboviroses. A dengue é responsável pelo maior número de casos, com 18.039 notificações, 1.666 confirmados e um óbito. Em seguida aparece a Chikungunya, com 366 notificados e 53 confirmados. A Zika aparece com 41 notificações e nenhuma confirmação. O número de hospitalizações corresponde a 400 pessoas, sendo 313 de Montes Claros e 87 de outros municípios.