Tecnologia hospitalar equipará sete novas salas de cirurgia e UTIs neonatal, pediátrica e adulta
Com os novos equipamentos, entidade hospitalar poderá dobrar a capacidade de cirurgias eletivas (Divulgação)
O Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HC), em Montes Claros, recebeu, nesta semana, modernos aparelhos que irão equipar sete novas salas de cirurgia, além de outros dispositivos que fortalecerão a estrutura das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal, pediátrica e adulta.
“Esse foi mais um dia fantástico para a história do hospital, onde estamos realizando mais um sonho da nossa equipe: garantir uma estrutura ainda eficiente para atender mais pacientes e realizar mais cirurgias. Vamos dobrar a nossa capacidade de realizar cirurgias eletivas e ampliar os leitos de UTI pediátrica e neonatal”, explica a médica e diretora do HC, Luciana Santana.
Ruy Muniz, fundador do Hospital das Clínicas, enfatiza que as melhorias são substanciais e destaca que, por meio de parcerias, será possível assegurar medicina avançada para os residentes do Norte de Minas Gerais. “Tudo isso só está sendo possível pela parceria com a Mhédica, a Mindray e especialmente a equipe médica que veio fazer todo o treinamento. Neste momento, estamos entrando acelerados com a cirurgia robótica no mundo das cirurgias minimamente invasivas. Sabemos que uma cirurgia aberta resulta em diversos efeitos colaterais e maiores riscos de infecção. A cirurgia de vídeo melhorou bastante e é um avanço substancial, mas a cirurgia robótica de fato nos coloca no terceiro milênio e na evolução máxima da medicina, sendo o que se pratica nos Estados Unidos, Europa, China e grandes países. Agora, através do Hospital Mário Ribeiro, aqui em Montes Claros, os pacientes terão acesso a esta tecnologia de ponta, diz o fundador, ao acrescentar que o objetivo e próximo passo é trazer a cirurgia robótica para o SUS” relata Muniz.
O engenheiro clínico do HC, Leonam Lima, destaca que as expectativas são extremamente positivas após a chegada dos novos equipamentos. “São equipamentos de muita qualidade para a melhoria do diagnóstico da equipe médica e técnica com mais 100 equipamentos sendo um investimento muito grande do hospital. Foram dois dias de treinamento com a parte de ventilação mecânica e treinamentos de capacitação com equipe médica e técnica para receber e utilizar essa nova tecnologia do hospital”, conta.