saúde

Foco na doença de Chagas

Da Redação
Publicado em 06/12/2022 às 22:39.
 (Arquivo/Ministério da Saúde)

(Arquivo/Ministério da Saúde)

Montes Claros é a quarta cidade-sede de macrorregião de saúde de Minas Gerais a sediar capacitação parae identificação taxonômica de barbeiros transmissores da doença de Chagas, que ainda é um problema de saúde pública no Norte de Minas. 

O curso, organizado pela Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS), está sendo ministrado por pesquisadores do Instituto René Rachou, da Fiocruz, nesta terça e quarta (7), com aulas teóricas e prática no Laboratório de Saúde Única e Doenças Tropicais do Centro de Ciências Humanas da Unimontes. 

Ao todo, 26 secretarias municipais de saúde encaminharam profissionais. A tecnologista em saúde pública e curadora da coleção de vetores tripanosomatídeos da Fiocruz, Raquel Aparecida Ferreira explica que a realização da capacitação é resultado de projeto de pesquisa que está sendo implementado há dois anos. 

A capacitação de profissionais que atuam em laboratórios mantidos por serviços municipais de saúde é uma das ações adotadas pelo projeto, visando melhorar a eficiência na identificação de barbeiros e aqueles que estão infectados e são potenciais transmissores da doença.

“Estamos trabalhando na capacitação de profissionais atuantes em 123 municípios integrantes das áreas de atuação das unidades regionais de saúde de Januária, Pedra Azul, Unaí e Montes Claros. Para 2023 temos previsão de capacitar profissionais de municípios jurisdicionados à Gerência Regional de Saúde de Pirapora. Essas regiões apresentam alto risco de reinfestação de barbeiros em residências e, por isso, a identificação de vetores constitui estratégia importante”, explica Raquel Ferreira.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por