saúde

Estado convoca municípios para ‘Dia D’ contra arboviroses

Evento integra ações do movimento ‘Minas Unida no Combate ao Mosquito’

Da Redação
Publicado em 20/02/2024 às 19:00.
Estão previstas iniciativas para orientar a população sobre a responsabilidade diária do cidadão na manutenção dos ambientes domésticos (CCZ/ divulgação)

Estão previstas iniciativas para orientar a população sobre a responsabilidade diária do cidadão na manutenção dos ambientes domésticos (CCZ/ divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por intermédio das 28 Unidades Regionais de Saúde, está coordenando o “Dia D” em todo o estado, marcado para o próximo sábado (24). A proposta é impulsionar o movimento “Minas Unida no Combate ao Mosquito”. Até o momento, 160 municípios mineiros de diversas regiões já se uniram à iniciativa, engajando-se em mutirões comunitários com o propósito de erradicar os focos do Aedes aegypti. 

Na região norte do estado, 32 municípios sob a jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS-MOC) também integram esse esforço coletivo. O objetivo principal é eliminar os focos de proliferação do vetor transmissor da dengue, febre Chikungunya, Zika vírus e da febre amarela. Estão planejadas ações de mobilização para orientar e conscientizar a população que a responsabilidade diária de manter ambientes dentro das casas é também do cidadão.

Até o dia 15 de fevereiro, por meio do Boletim Epidemiológico de Monitoramento das Arboviroses, a SES-MG aponta que já foram notificados 181.645 casos prováveis de dengue no Estado, dos quais, 62.872 estão confirmados. Além disso, 18 pessoas morreram por causa da dengue e outros 100 casos estão em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, neste ano há 22.686 casos suspeitos da doença em Minas Gerais, dos quais 15.222 foram confirmados. Um óbito foi causado pela doença, e 13 estão sendo investigados. Quanto ao Zika vírus, neste ano, o Estado contabiliza 22 casos prováveis; um caso foi confirmado, mas sem ocorrência de óbito.
 
REUNIÃO
A mobilização dos 54 municípios da área de atuação da SRS de Montes Claros para a realização do mutirão de limpeza foi intensificada na quinta-feira (15), com a realização de videoconferência envolvendo gestores, profissionais de saúde e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems).

Na oportunidade, a referência técnica de mobilização social da SRS, Lillian Morais Silva, explicou que “a iniciativa da SES-MG objetiva possibilitar aos municípios reforçar o estabelecimento de parcerias com órgãos governamentais, empresas privadas e instituições da sociedade civil organizada visando intensificar o envolvimento da população nas ações de eliminação de focos do Aedes aegypti”.

Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da SRS de Montes Claros, observou que “o envolvimento direto dos gestores municipais com as equipes técnicas na implementação de ações de mobilização da população para a eliminação de focos do Aedes aegypti é de fundamental importância, visto que a maioria dos focos do mosquito estão dentro de residências. Por isso, sem o envolvimento da população, os municípios não terão êxito nas ações de controle das arboviroses”, pontuou a coordenadora.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por