covid-19

Em 13 dias, casos confirmados ultrapassam registros da doença em abril e maio em Minas

Em Montes Claros, último boletim divulgado pela prefeitura indica crescimento do número de contaminados.

Da Redação
13/06/2022 às 21:54.
Atualizado em 13/06/2022 às 21:56
Com aumento dos números da Covid, é fundamental que a população esteja em dia com a vacinação e não abandone as medidas de prevenção. (Fábio Marchetto/Divulgação)

Com aumento dos números da Covid, é fundamental que a população esteja em dia com a vacinação e não abandone as medidas de prevenção. (Fábio Marchetto/Divulgação)

Em menos de duas semanas, 75.983 casos de Covid-19 foram confirmados em Minas. As notificações nos primeiros 13 dias de junho já ultrapassam os registros de abril (30 mil) e maio (58 mil). E a média diária é o triplo da registrada em maio: 5.844 contra 1.870.

Os últimos 13.099 testes positivos constam no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta segunda-feira (13) e fazem parte dos mais de 3,4 milhões de contaminados pelo coronavírus em todo o território mineiro. 

O levantamento ainda mostra mais 18 óbitos desde a última sexta-feira (10), que elevam para 61.737 o número de vidas perdidas para a doença desde o início da pandemia, em março de 2020. 

Os números não param de crescer, o que tem levado alguns municípios a retomarem medidas de prevenção. É o caso de Belo Horizonte, que volta a exigir o uso de máscara em locais fechados a partir desta terça-feira (14). A previsão dada pelo município é a de que a determinação tenha validade pelo menos até 31 de julho.

Em Montes Claros, o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura é de 3 de junho – que já indicava o crescimento dos casos confirmados. De lá para cá, não há dados disponíveis para se fazer uma análise.
 
REFORÇO

Desde 4 de junho, de acordo com nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde de todas as idades podem tomar a segunda dose de reforço contra a Covid-19 – ou quarta dose. A recomendação do Ministério da Saúde vale para quem já tomou a primeira dose de reforço há mais de quatro meses.

Nesta terça-feira (14), o Estado recebe pouco mais de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), serão, precisamente, 1.050.000 unidades do imunizante da AstraZeneca. 

De acordo com a pasta, a remessa contém vacinas destinadas à aplicação de segunda dose de reforço (ou quarta dose) para pessoas de 50 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde.

A previsão é a de que as vacinas cheguem na tarde desta terça, na Central Estadual de Rede de Frio, em Belo Horizonte, e sejam distribuídas para as Unidades Regionais de Saúde (URSs) de acordo com a demanda das regionais.

NORTE

Os 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros receberam, na última segunda-feira (6), a 85ª remessa de vacinas contra a Covid-19. Ao todo foram repassadas às secretarias municipais de saúde 10.218 doses de vacinas, sendo 9.198 da Pfizer e 1.020 doses da Coronavac.

A referência técnica em imunização da SRS Montes Claros, Mônica de Lourdes Rochido, explica que essa nova remessa de imunizantes da Pfizer era destinada à aplicação da segunda dose na população adulta que aguarda o término do prazo para complemento do esquema vacinal. Concentrando a maior população da região, Montes Claros recebeu 6 mil doses de vacinas da Pfizer.

 
VACINAÇÃO

Em Minas, 16,7 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 até a manhã desta segunda-feira. O número corresponde a 83% da população com mais de 5 anos. Em relação à primeira dose, foram 17,9 milhões (89%). 

Já a vacinação infantil segue bem abaixo do ideal. Até o momento, apenas 655 mil meninas e meninos de 5 a 11 anos receberam as duas doses do imunizante, o que representa 35% do público-alvo. 

Desde o início da campanha de vacinação, em janeiro do ano passado, 52,1 milhões de doses foram enviadas a Minas pelo Ministério da Saúde. Destas, 46,7 milhões foram distribuídas aos municípios.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por