
Em menos de duas semanas, 75.983 casos de Covid-19 foram confirmados em Minas. As notificações nos primeiros 13 dias de junho já ultrapassam os registros de abril (30 mil) e maio (58 mil). E a média diária é o triplo da registrada em maio: 5.844 contra 1.870.
Os últimos 13.099 testes positivos constam no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta segunda-feira (13) e fazem parte dos mais de 3,4 milhões de contaminados pelo coronavírus em todo o território mineiro.
O levantamento ainda mostra mais 18 óbitos desde a última sexta-feira (10), que elevam para 61.737 o número de vidas perdidas para a doença desde o início da pandemia, em março de 2020.
Os números não param de crescer, o que tem levado alguns municípios a retomarem medidas de prevenção. É o caso de Belo Horizonte, que volta a exigir o uso de máscara em locais fechados a partir desta terça-feira (14). A previsão dada pelo município é a de que a determinação tenha validade pelo menos até 31 de julho.
Em Montes Claros, o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura é de 3 de junho – que já indicava o crescimento dos casos confirmados. De lá para cá, não há dados disponíveis para se fazer uma análise.
REFORÇO
Desde 4 de junho, de acordo com nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde de todas as idades podem tomar a segunda dose de reforço contra a Covid-19 – ou quarta dose. A recomendação do Ministério da Saúde vale para quem já tomou a primeira dose de reforço há mais de quatro meses.
Nesta terça-feira (14), o Estado recebe pouco mais de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), serão, precisamente, 1.050.000 unidades do imunizante da AstraZeneca.
De acordo com a pasta, a remessa contém vacinas destinadas à aplicação de segunda dose de reforço (ou quarta dose) para pessoas de 50 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde.
A previsão é a de que as vacinas cheguem na tarde desta terça, na Central Estadual de Rede de Frio, em Belo Horizonte, e sejam distribuídas para as Unidades Regionais de Saúde (URSs) de acordo com a demanda das regionais.
NORTE
Os 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros receberam, na última segunda-feira (6), a 85ª remessa de vacinas contra a Covid-19. Ao todo foram repassadas às secretarias municipais de saúde 10.218 doses de vacinas, sendo 9.198 da Pfizer e 1.020 doses da Coronavac.
A referência técnica em imunização da SRS Montes Claros, Mônica de Lourdes Rochido, explica que essa nova remessa de imunizantes da Pfizer era destinada à aplicação da segunda dose na população adulta que aguarda o término do prazo para complemento do esquema vacinal. Concentrando a maior população da região, Montes Claros recebeu 6 mil doses de vacinas da Pfizer.
VACINAÇÃO
Em Minas, 16,7 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 até a manhã desta segunda-feira. O número corresponde a 83% da população com mais de 5 anos. Em relação à primeira dose, foram 17,9 milhões (89%).
Já a vacinação infantil segue bem abaixo do ideal. Até o momento, apenas 655 mil meninas e meninos de 5 a 11 anos receberam as duas doses do imunizante, o que representa 35% do público-alvo.
Desde o início da campanha de vacinação, em janeiro do ano passado, 52,1 milhões de doses foram enviadas a Minas pelo Ministério da Saúde. Destas, 46,7 milhões foram distribuídas aos municípios.