saúde

Descentralização da saúde

Objetivo é fortalecer o interior da macrorregião na média complexidade

Márcia Vieira
Publicado em 05/11/2025 às 07:04.
 (Foto: Márcia Vieira)
(Foto: Márcia Vieira)

Em visita a Montes Claros na última sexta-feira, 31, o Secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti fez a entrega dos kits maternidade para mães em situação de baixa renda, ação que integra o programa “Filhos de Minas”, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançada em Montes Claros em maio de 2025. O kit contém 14 peças de enxoval.Para serem beneficiadas, as gestantes tem que cumprir o protocolo do SUS, com as 8 consultas de pre-natal preconizadas, além de manter o calendário vacinal em dia e estar inscrita no Cad -Unico. O objetivo do Programa é reduzir a mortalidade materno-infantil. 

Para o secretário, o investimento na primeira infância permite a qualidade de vida no futuro. Após o evento, o secretário esteve na Câmara Municipal de Montes Claros para receber o título de Cidadão Honorário da cidade. Nascido em Belo Horizonte, Fábio declarou à reportagem que receber a homenagem é um reconhecimento do trabalho na SES, e ressaltou que, um dos esforços do Governo é no sentido de descentralizar o atendimento. “É conseguir capilarizar mais saúde, como o investimento em Janaúba, levar a hemodiálise para Januária, Pirapora, assim como a oncologia. A gente quer fortalecer o interior da macrorregião na média complexidade e deixar Montes Claros fazendo aquilo que só ela consegue fazer”, disse. 

A descentralização conta com ações efetivas da Superintendência Regional de Saúde (SRS) sediada na cidade e que agrega 54 municipios da região. “A SRS responde bem, nós temos aqui uma resolutividade de quase 98% pela macrorregião de saúde. Significa que nós temos uma região que não depende de Belo Horizonte para quase nada”, declarou.

Segurança 
Na mesma solenidade, o Major BM Norton Ornelas Prates, Subcomandante da 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, também recebeu o título de Cidadão Honorário. “Em Montes Claros nós nos sentimos em família, porque as pessoas daqui sabem acolher. A honraria de hoje é de todos nós, militares do Corpo de Bombeiros”, afirmou o Major, natural de Belo Horizonte. Houve ainda uma Moção de Aplauso a 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas (CEOA), pelos sete anos de atuação do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), no Norte de Minas. Por meio do SAAV, são realizados atendimentos especializados de urgência em saúde com o uso de aeronaves operadas pelo Corpo de Bombeiros e tripuladas por médicos e enfermeiros do SAMU. O serviço, que contabiliza cerca de 1800 procedimentos, é resultado da integração do SAMU, CBMMG e Secretaria de Estado de Saúde de Minas

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por