
No sábado (22), o mutirão “Minas Unida contra o Aedes” mobilizou 23 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, recolhendo materiais propícios à proliferação do Aedes aegypti. Em Montes Claros, foram coletadas 319 toneladas de resíduos em 27 bairros, com visitas a 30 mil imóveis e alcance de cerca de 53 mil pessoas.
“Entre outubro e dezembro do ano passado realizamos seis grandes mutirões em Montes Claros, quando foram recolhidas mais de duas mil toneladas de materiais inservíveis como pneus, baldes, latas, garrafas, carcaças de tanquinhos e de geladeiras, caixas d´água em desuso, tambores, lonas, entre outros”, destaca a coordenadora de vigilância epidemiológica na Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Maria Clara Lelis.
O secretário municipal de saúde de Montes Claros, Eduardo Luiz da Silva avalia que a iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) de mobilizar os municípios para a realização de ações conjuntas de enfrentamento ao Aedes aegypti tem obtido bons resultados. “Em Montes Claros, por exemplo, nesta mesma época do ano passado tínhamos mais de 500 casos confirmados de dengue. Já neste ano temos 52 casos positivos para a doença”, ressaltou o secretário.
Na abertura do mutirão em Montes Claros, a superintendente regional de saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques lembrou que além da mobilização dos municípios para o controle das arboviroses, “a Secretaria de Estado da Saúde tem disponibilizado apoio técnico e recursos financeiros para que os municípios coloquem as ações em prática e, com isso viabilizem a redução das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”.
Além da adesão de 23 municípios para a realização de ações no “Dia D” Minas Unida contra o Aedes, outras 28 secretarias municipais de saúde confirmaram a realização de ações de mobilização para este final de mês e para a primeira semana de março. As ações envolvem diversos segmentos das administrações municipais em parceria com escolas, órgãos públicos e instituições da sociedade civil organizada.