saúde

Defesa Civil faz alerta de clima seco em Minas Gerais

Montes Claros enfrenta temperaturas amenas e baixa umidade nesse fim de semana

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 04/07/2025 às 19:00.
Flávia Cardoso, mãe de uma menina de 6 anos, usa chás para proteger a família do clima seco (Arquivo pessoal)
Flávia Cardoso, mãe de uma menina de 6 anos, usa chás para proteger a família do clima seco (Arquivo pessoal)

Até o próximo domingo (6), os mineiros devem ficar atentos ao clima e reforçar os cuidados com a saúde. O alerta foi feito pela Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, considerando a previsão de baixa umidade do ar, que deve ficar entre 20% e 30%, no Norte de Minas, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Noroeste, Norte, região Central, Oeste, Sul e região oeste da área metropolitana de Belo Horizonte. O índice é classificado pela Organização Mundial de Saúde como de atenção. Segundo a previsão do site Climatempo, Montes Claros terá um final de semana com temperaturas variando entre uma mínima de 12?°C e uma máxima de 27?°C. A umidade relativa do ar deve permanecer em torno de 44%, não ultrapassando esse valor.

Os dados são do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e do Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec). “O sistema de alertas é essencial para manter a população informada e preparada diante de alterações no tempo, como a baixa umidade do ar, que podem impactar diretamente a saúde e a rotina diária”, destacou o coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Wenderson Duarte Marcelino.

Moradora do bairro Alterosa, em Montes Claros, a auxiliar de serviços gerais Flávia Cardoso conta que já havia observado a mudança de clima e, com ela, os incômodos surgiram. “Não gripei, mas a garganta fica com pigarro e a sensação é de que tem fumaça no ar”, diz. Mãe do adolescente Samuel e de Lívia, que tem seis anos, ela conta que redobra a atenção especialmente com a pequena. “Eu aposto nos remédios caseiros para ajudar a manter a imunidade. Faço muito chá, mantenho a minha filha agasalhada e calçada e evitamos ao máximo sair na friagem. Não é garantia, mas é uma maneira de tentar passar por esse período. Nós não gripamos, mas na vizinhança tem muita gente gripada”, declara.

A fisioterapeuta Janaína Barros está se recuperando de uma gripe que a deixou acamada por cerca de 12 dias. “Muita hidratação, vitamina C, alimentação rica em fibras e inalação são as minhas armas. Além disso, uso umidificador e mantenho o ambiente limpo e ventilado”, diz. Frequentadora diária de academia, ela conta que suspendeu as atividades físicas por enquanto. “São duas situações. O exercício não é recomendado, porque a imunidade está baixa e não acho justo ir para a academia gripada e expor outras pessoas. É um cuidado que todos deveriam ter, pois o ambiente é coletivo”, acrescenta.

Para receber gratuitamente os alertas sobre o clima e emergências, o cidadão deverá cadastrar-se no sistema de alerta por SMS, enviando o CEP para o número 40199.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por