Saúde

Covid: MOC recebe vacinas pediátricas

Remessa chegou nesta 6ª feira; macrorregião Norte de Minas está com 58,98% da cobertura

Da Redação
Publicado em 20/01/2023 às 22:40.
 (SES/ DIVULGAÇÃO)

(SES/ DIVULGAÇÃO)

A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) fez, nesta sexta-feira (20), o repasse da quarta remessa de vacinas Coronavac para que 53 municípios que integram a sua área de atuação deem continuidade à vacinação de crianças, na faixa etária de três e quatro anos, contra a Covid.

Ao todo, são 3. 240 doses de vacinas que devem ser utilizadas no complemento do esquema vacinal de crianças que já tomaram a primeira dose do imunizante.  

A previsão é de que a entrega dos imunizantes aos municípios seja concluída segunda-feira (23).
 
COBERTURA VACINAL 
Nos 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas, a cobertura vacinal de crianças contra a Covid-19 está em 58,98%. De um público estimado em 197. 276 crianças a serem vacinadas, 116.360 já tomaram a primeira dose de imunizantes. 

E 37,65% das crianças já tomaram a segunda dose, totalizando 74.282. 

No caso específico de 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, de um público estimado em 132.481 crianças a serem vacinadas, 74.117 já tomaram a primeira dose. Com isso, atualmente a cobertura vacinal está em 55,95%.

Com cobertura vacinal completa estão 46.035 crianças, o que corresponde a 34,75% do público estimado pelo Ministério da Saúde. 
 
IMPORTÂNCIA 
A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes reforça a importância dos pais levarem os filhos às unidades de saúde para completar o esquema vacinal contra a Covid-19. 

“A imunização das crianças só estará completa com a aplicação das duas doses de vacinas. O surgimento de novas variantes do coronavírus coloca em risco a saúde das crianças que não completaram o esquema vacinal e que possuem condições de imunidade mais frágeis. Em caso de contaminação a criança poderá evoluir para situações de saúde mais graves, exigindo internações”, observa a coordenadora.
 
PARA ADULTOS
Atendendo a solicitações, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros também está repassando a 23 municípios que integram a sua área de jurisdição nova remessa de 5.256 doses de vacinas da Pfizer/BioNtech para aplicação em adultos.

Para Montes Claros, foram entregues 3.882 doses de imunizantes. As demais localidades contempladas são: Berizal; Botumirim; Claro dos Poções; Engenheiro Navarro; Espinosa; Francisco Dumont; Indaiabira; Itacambira; Jequitaí; Juramento; Lagoa dos Patos; Matias Cardoso; Mirabela; Ninheira; Nova Porteirinha; Rio Pardo de Minas; Rubelita; Santa Cruz de Salinas; São João da Lagoa; São João do Paraíso; Vargem Grande do Rio Pardo e Verdelândia.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2023Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por