saúde

Congresso Norte Mineiro de Saúde Pública e Inovação

Evento tem como objetivo fortalecer o sistema de saúde do Norte de Minas

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 05/11/2025 às 06:52.
Congresso promoverá a cooperação entre municípios e instituições, inspirando novas práticas de gestão (Pedro Ricardo/SRS Montes Claros)
Congresso promoverá a cooperação entre municípios e instituições, inspirando novas práticas de gestão (Pedro Ricardo/SRS Montes Claros)

Nos dias 4 e 5 de novembro, Montes Claros se tornará o centro das discussões sobre os rumos da saúde pública na região ao sediar o Congresso Norte Mineiro de Saúde Pública e Inovação. O evento tem como objetivo fortalecer o sistema de saúde do Norte de Minas, promovendo a troca de experiências e a disseminação de práticas inovadoras entre gestores, técnicos e profissionais da área.

A iniciativa é do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo (Cisarp), com apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG).

De acordo com o secretário executivo do Cisarp, Ramon Dangelis, o congresso busca “fortalecer a cooperação entre municípios e instituições, inspirando novas práticas de gestão e contribuindo para um sistema de saúde mais eficiente, humano e inovador”. Ele ressaltou que os consórcios de saúde do Norte de Minas enfrentam desafios que refletem as particularidades regionais, como a grande extensão territorial, as diferentes realidades municipais e as limitações orçamentárias.

“Entre os principais pontos, estão a necessidade de fortalecer a integração entre os sistemas de regulação e informação, garantir o financiamento adequado e ampliar o acesso a profissionais especializados”, afirmou. Segundo Dangelis, outro desafio importante é “alinhar as políticas de saúde dos municípios a uma visão regional, para que todos avancem juntos, de forma equilibrada e sustentável”.

O secretário enfatizou que o congresso será um espaço de encontro e construção coletiva. “Ele aproxima gestores, técnicos e profissionais da saúde, criando um ambiente favorável para o diálogo, a troca de experiências e o compartilhamento de soluções que já têm dado certo em outras cidades”, explicou. Para ele, mais do que um evento, o Congresso representa “um momento de união — em que todos os municípios podem planejar juntos os próximos passos, fortalecer as parcerias e pensar de forma regional, como um só sistema de saúde”.

Entre as ações de destaque do Cisarp, Dangelis mencionou a Carreta da Saúde, que leva serviços especializados a municípios menores, e o processo de modernização da regulação, que vem tornando o atendimento mais ágil e integrado. “O consórcio tem investido fortemente em capacitação e qualificação das equipes municipais, reforçando a importância de preparar os profissionais para os novos desafios da saúde pública”, acrescentou.

A programação do Congresso Norte Mineiro de Saúde Pública e Inovação começa às 9h do dia 4, no Espaço Vision, com palestra de Helvécio Magalhães, da OPAS, sobre “O Cuidado com a Saúde e Integralidade”. Ao longo do dia, serão debatidos temas como judicialização da saúde, regionalização e financiamento de políticas públicas, com a participação de gestores e especialistas da SES-MG e do Cosems-MG.

No dia 5, o evento segue com reuniões da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS), apresentações do Programa Agora Tem Especialistas e painéis sobre vigilância em saúde, com representantes da SES-MG e secretários municipais. O encerramento será marcado por uma mesa-redonda sobre os desafios de acesso aos serviços de saúde e pela apresentação de boas práticas e inovações na área.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por