saúde

Com ou sem máscara?

Montes-clarenses discutem nova variante da Covid-19 e possibilidade de outra pandemia

Larissa Durães
Publicado em 18/11/2022 às 22:06.
Nas ruas da cidade, principalmente nos comércios, alguns moradores já adotaram o retorno da máscara. (Larissa Durães)

Nas ruas da cidade, principalmente nos comércios, alguns moradores já adotaram o retorno da máscara. (Larissa Durães)

Montes Claros regitrou aumento de 378% nos casos positivos em uma semana. De acordo com o Ministério da Saúde, até o último dia 11, apenas nas semanas epidemiológicas 41 a 45 (são as semanas contadas desde a 1ª semana do ano, de domingo a sábado 2022) foram registrados 378.346 novos casos de Covid-19.

Para o gerente de um grupo das maiores farmácias de Montes Claros, Reginaldo Barros, com essa nova variante, a procura pelos testes rápidos vem aumentando nas farmácias da cidade sugerindo sim, aumento de contaminados. “O pessoal voltou a procurar bem mais que antes, agora todo dia tem alguém procurando pra comprar. Praticamente triplicou de uns dias pra cá. É visível que aumentou, não só devido às vendas de teste rápido, mas também porque teve um aumento nas vendas de máscaras e álcool em gel que estão bem maiores”, alerta. 

Conforme gerente da farmácia, testes rápidos tiveram um aumento na procura. (Larissa Durães)

Conforme gerente da farmácia, testes rápidos tiveram um aumento na procura. (Larissa Durães)

 “O estoque estava fornecido”, explica Reginaldo, contudo, com o aumento dos casos de Covid-19 no Brasil e na cidade, este estoque foi reforçado. “Estamos atentos aos noticiários e vimos que houve aumento da covid por todo o país, automaticamente reforçamos o estoque”, avisa. Em relação ao preço, Reginaldo diz que caiu um pouco, a respeito de dois anos atrás. “Deu uma baixada, porque tinha caído a procura e automaticamente o preço também cai e agora apareceu novas marcas para ter uma concorrência maior”, informa o gerente.

Comércio preocupado

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio (SindComércio) de Montes Claros, Glenn Andrade, os lojistas estão prontos para tomarem todos os cuidados possíveis, como a volta do uso do álcool, máscara e distanciamento, caso seja necessário. 

“Queremos impedir que a doença se alastre, mas não concordamos e não podemos admitir o fechamento dos estabelecimentos de novo”.  

“Como comerciante, nosso maior medo é fechar as lojas. Mas, se por exemplo, se for voltar a usar máscara, a gente usa. Usar gel, a gente usa”, diz o comerciante Edgar Júnior.  

Cliente Frederico Maciel Borges. (Larissa Durães)

Cliente Frederico Maciel Borges. (Larissa Durães)

 Rogéria Cardoso está otimista. “Mesmo essa nova variante estando aí, acreditamos que vai ter o retorno do uso de máscaras e do álcool em gel e não vamos precisar fechar as portas, já que a maioria das pessoas, estão vacinadas e a vacina realmente está protegendo”, acredita.

Para o cliente Frederico Maciel Borges, o uso da máscara é fundamental e deve se tornar algo cotidiano para o brasileiro. “Não parei de usar em momento nenhum, não acho errado continuar a usar máscara, não me incomodo com os olhares das pessoas pelo fato de estar de máscara. Acho que o Brasil deve aprender com o Japão, a usar máscara sempre”, opina. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por