saúde

Com alta nos casos, MOC amplia 4ª dose para maiores de 30

Pessoas acima de 18 anos com comorbidades também podem receber 2ª dose de reforço

Márcia Vieira
Publicado em 22/06/2022 às 23:41.
Nayara Leão procurou o posto de saúde para se informar sobre a vacinação (márcia vieira)

Nayara Leão procurou o posto de saúde para se informar sobre a vacinação (márcia vieira)

Depois de retomar a obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados, Montes Claros inicia a aplicação da quarta dose (ou segunda dose de reforço) contra a Covid em pessoas com mais de 30 anos.

A medida chega após a cidade registrar 3.378 casos da doença até 20 de junho, números 12 vezes maior que o registrado em maio.

Maiores de 18 anos que tenham comorbidades também já podem tomar a quarta dose da vacina.

Assim que ficou sabendo da liberação, o professor Willian Fernandes procurou um posto de vacinação para se proteger. Para ele, tanto o uso da máscara quanto a vacinação são essenciais na luta contra o coronavírus.

“Até pela evolução da proposta da vacinação, eu imaginei que chegaria rápido. Meu esquema vacinal está completo, tomei as doses na data correta e agora tomo o meu segundo reforço. Tenho muitos colegas com atestado por causa da Covid”, diz o professor.

Questionado sobre o retorno da obrigatoriedade do uso da máscara, ele afirma que não tem restrição à medida. “Acredito na ciência e se ela coloca que a vacina e a máscara são necessárias para conter a doença, não tenho nenhuma resistência e não me incomoda. Acabei de treinar com a máscara e é muito tranquilo”, afirma. 

Já a dona de casa Nayara Leão buscou a sala de vacinação para se informar. “Ouvi que era a segunda dose, como tomei a Jansen, que era dose única e depois teve reforço, fiquei confusa. Me esclareceram e amanhã volto aqui para me vacinar. Acho importante a proteção e, se a doença não acabou, temos que nos prevenir”. 

Na sala de vacinação do Major Prates o movimento na parte da tarde era tranquilo. A informação no local era de que a procura foi maior durante a manhã.

O analista de sistema Fernando Souza está com 40 anos, tomou as duas primeiras doses da Jansen e, por ter recebido este imunizante, essa terceira dose, corresponde ao segundo reforço. Ele confessa que não aprecia o uso da máscara, mas concorda com a necessidade e a vacinação.

“No meu serviço estava todo mundo trabalhando sem máscara e começaram a surgir casos de Covid. Mas, mesmo que não houvesse essa onda de casos, eu iria me vacinar”, garante.

A vacina está disponível nas salas de vacinação dos shoppings das 8h às 20h. Nas unidades de saúde a vacinação acontece até as 18h. Em algumas postos, como Maracanã e Santos Reis, há o plantão noturno, com vacinação aberta até as 21h.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por