
A partir do segundo semestre deste ano, 15 municípios que integram a macrorregião de Saúde Norte poderão passar a contar com 66 médicos especialistas no âmbito do Programa Mais Médicos implementado pelo Ministério da Saúde. A adesão de Minas Gerais ao programa Agora Tem Especialistas foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), por meio da Deliberação 5.285, publicada no dia 8/7 pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Denise Maria Lúcio da Silveira, coordenadora de Redes de Atenção à Saúde na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, explica que “o programa Agora tem Especialistas objetiva reduzir o tempo de espera da população por consultas, exames, cirurgias e tratamentos custeados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Caso a contratação desses profissionais seja viabilizada, as microrregiões de saúde do Norte de Minas vão ampliar o atendimento às demandas de saúde da população com aumento dos níveis de resolutividade”.
As 66 vagas previstas na Deliberação 5.285 estão distribuídas da seguinte forma: 22 para médicos ginecologistas; 11 para cardiologistas; nove vagas para médico endoscopista; oito para anestesistas; seis para gastroenterologistas; cinco vagas para cirurgião geral e cinco para médicos coloproctologistas.
Na área de atuação da SRS Montes Claros a Deliberação 5.285 prevê a disponibilização de 29 vagas, distribuídas da seguinte forma: Hospital Municipal de Francisco Sá (15); Fundação Hospitalar do Município de Espinosa (7); Hospital Dr. Gil Alves, de Bocaiúva (6); Centro de Saúde de Porteirinha (1).
Para nove municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária estão previstas 31 vagas para médicos especialistas. Estão distribuídas da seguinte forma: Hospital Geral Dr. Bricio de Castro Dourado, de São Francisco (11); Hospital Municipal de Januária (6); Centro de Saúde Santo Antônio/ESF Cidade Nova de Luislândia (5); Centro Municipal de Saúde de Patis, UBS Mãe Joana Gonçalves Lisboa, de Urucuia e Unidade Mista de Saúde Cleonice Ramos Magalhães, de Icaraí de Minas (2 vagas para cada município); UBS Guardiões, de Montalvânia, ESF Vila Esperança, de Ubaí e UBS Maria de Lourdes Souza Cruz, de Pintópolis (uma vaga para cada localidade).
Para dois municípios da GRS de Pirapora está prevista a abertura de seis vagas para médicos especialistas: Centro de Especialidades Médicas, de Lassance (5) e Complexo Hospitalar Athayres Corrêa da Silva, de Várzea da Palma (1).
A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques entende que “com a contratação de médicos especialistas para atuação no Norte de Minas, a região terá grande avanço no atendimento das demandas de saúde nos segmentos de média e alta complexidade, desconcentrando os serviços que atualmente estão centralizados em municípios de maior porte, entre eles, Montes Claros”.