Cobertura vacinal

Campanha contra a gripe começa na próxima segunda-feira (7)

Da Redação
Publicado em 04/04/2025 às 19:00.
Mais de 436 mil pessoas compõem o público prioritário na área de atuação da SRS de Montes Claros (Walterson Rosa/MS)
Mais de 436 mil pessoas compõem o público prioritário na área de atuação da SRS de Montes Claros (Walterson Rosa/MS)

Com público estimado em 436.123 pessoas residentes em 54 municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, começa segunda-feira (7), a vacinação contra a gripe influenza contemplando 18 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Com o “Dia D” de mobilização marcado para 10 de maio, a meta é atingir 90% do público alvo.

Para o início da campanha a SRS repassou aos municípios 32 mil doses de vacinas trivalente que protege contra três cepas diferentes do vírus influenza, responsável pela maioria dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): H1N1; Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde na SRS de Montes Claros explica que “a partir deste ano a vacinação contra a gripe passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de seis meses a menores de seis anos de idade; idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Por isso a vacina estará disponível durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) como estratégia especial para os grupos prioritários, tendo como meta a redução da sobrecarga nos serviços de saúde e das complicações causadas nas pessoas mais vulneráveis, incluindo internações hospitalares e óbitos”.

A coordenadora alerta que nos últimos anos as coberturas vacinais contra a gripe não atingiram a meta de 90% do público prioritário no Norte de Minas. “Isso é preocupante pois os grupos prioritários para a imunização são os mais suscetíveis de adoecer e ter a situação de saúde agravada, com risco de óbito. Por isso, vacinar constitui medida preventiva contra uma doença que pode ser evitada por meio de vacina disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, reforça Agna Menezes.

Dados da Superintendência Regional de Saúde apontam que em 2023 a cobertura vacinal de 90% das pessoas com 60 anos ou mais de idade foi alcançada em quinze municípios. Outras 39 localidades tiveram variação entre 57,95% a 87,70% de cobertura vacinal das pessoas com 60 anos ou mais.

Já em 2024 a cobertura vacinal contra a gripe em idosos foi alcançada apenas em Olhos D´Água (92%). Nos demais municípios os percentuais de coberturas vacinais ficaram entre 14,15% e 82,27%.
 
ESTRATÉGIAS
Para aumentar a cobertura vacinal contra a gripe a SRS de Montes Claros orienta os municípios para a necessidade de intensificação das ações de vacinação fora das unidades de saúde, com a utilização de vacimóveis. Os veículos adquiridos com recursos financeiros repassados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) são adaptados para a vacinação em comunidades rurais; em locais de grande movimento de pessoas (entre eles parques, mercados e escolas).

Além disso, Agna Menezes observa que os municípios podem adotar outras estratégias para facilitar o acesso das pessoas à vacinação, como a manutenção de unidades de saúde funcionando nos horários de almoço, à noite e nos finais de semana.

Na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde os municípios que tem estimativa de vacinar maior número de pessoas contra a gripe são: Montes Claros (152.497); Janaúba (32.772); Salinas (18.450); Bocaiúva (18.394); Porteirinha (15.554); Jaíba (12.636); Taiobeiras (12.208); Espinosa (11.456); Coração de Jesus (11.380); Rio Pardo de Minas (10.720); Monte Azul (10.419) e Francisco Sá (10.062).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por