saúde

Bocaiúva registra o segundo óbito por dengue

Minas Gerais já soma 49 óbitos por dengue e nove por Chikungunya

Leonardo Queiroz
leonardocamaraqueiroz@gmail.com
Publicado em 06/03/2024 às 20:03.
A segunda morte confirmada na cidade é a de uma mulher idosa que enfrentava alguns desafios de saúde adicionais, o que complicou ainda mais a situação (FIOCRUZ/DIVULGAÇÃO)

A segunda morte confirmada na cidade é a de uma mulher idosa que enfrentava alguns desafios de saúde adicionais, o que complicou ainda mais a situação (FIOCRUZ/DIVULGAÇÃO)

O Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde confirma o segundo caso fatal de dengue em Bocaiúva, localizada na região Norte do estado. A vítima era uma mulher de 80 anos de idade. Além disso, os registros revelam que o estado já contabiliza 49 óbitos relacionados à dengue, bem como nove casos fatais associados à Chikungunya.

O secretário de Saúde de Bocaiúva, Renato Teixeira, esclarece que o município permanece inserido nas estatísticas que refletem a situação presente em todo o país. “Várias cidades brasileiras estão apresentando vítimas por fator de acometimento da dengue. Tivemos dois óbitos ocasionados por dengue e esses dois pacientes apresentavam comorbidades. Uma paciente era de idade jovem, tinha 16 anos e apresentava um quadro de anemia falciforme e acometida pela dengue piorou a sua condição. E a outra paciente possuía várias comorbidades, era mais idosa e também veio a óbito em decorrência das comorbidades e já vinha fazendo acompanhamento do tratamento de saúde”, relata.

O secretário pede para que a população fique alerta e que se previna antes que aconteça outros casos, inclusive aqueles que podem ser mais graves. “Não só em Bocaiuva, mas alertamos toda a população para que possa se prevenir e unir força para que possamos frear esse aceleramento de crescimento desses casos não só em Bocaiúva como também todas as cidades”, acrescenta Teixeira. 

“Primeiro, temos que nos preocupar em acabar com os focos principalmente dentro dos domicílios onde 80% deles estão intradomicilio a nível de solo e, posteriormente a isso, os números tendem naturalmente diminuir desde que nós tomemos esse cuidado. O município de Bocaiúva está tomando todas as medidas cabíveis fazendo mutirões, dedetização com o carro fumacê (UBV) que mata somente o mosquito adulto e não as larvas. Então pedimos o apoio e a conscientização da população para que unam forças para trabalhar em prol desse mal que é a dengue”, completa o secretário. 
 
DADOS
O estado de Minas Gerais registrou até o momento deste ano 424.176 casos prováveis de dengue. Deste total, 142.790 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há 49 óbitos confirmados por dengue, e 273 estão em investigação. Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 43.818 casos prováveis da doença, dos quais 25.854 foram confirmados. Nove óbitos foram confirmados, e 28 estão em investigação. Quanto ao vírus Zika, foram registrados 26 casos prováveis, sendo que quatro foram confirmados. Não há óbitos confirmados ou em investigação por Zika.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por