SAÚDE

Baixa cobertura vacinal preocupa órgãos de saúde

Sediada em MOC, SRS alerta municípios para reforçar busca pela vacinação contra influenza

Márcia Vieira
Publicado em 27/04/2023 às 20:48.
Cobertura vacinal da região da SRS de MOC está abaixo dos 15% (Márcia Vieira)

Cobertura vacinal da região da SRS de MOC está abaixo dos 15% (Márcia Vieira)

A Superintendência Regional de Saúde sediada em Montes Claros e com 54 municípios sob sua jurisdição, está trabalhando junto aos gestores de saúde para a melhoria da cobertura vacinal contra a Influenza. O motivo é a baixa adesão do público alvo. O número está bem distante dos 90% preconizado pelo Ministério da Saúde. 

“Nossa cobertura está em 14,59%, então é muito importante que os municípios invistam em campanhas de orientação, busca ativa do público prioritário e medidas para facilitar o acesso desse público as salas de vacina, como funcionamento em horário de almoço, horário estendido e postos volantes de vacinação, entre outras medidas”, sugere Agna Menezes, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS. 

A campanha foi iniciada no dia 3 de abril de 2023 e vai até o dia 31 de maio. Este ano, compõem os grupos prioritários os idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas, indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência física permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, profissionais da força de segurança, salvamento e forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Este público representa 311.402 pessoas na área da regional. 

Agna explica que, diferentemente dos anos anteriores, essa campanha não é feita por escala de grupos. Todo o grupo prioritário já pode procurar a sala de vacina e receber a sua dose. “O objetivo é prevenir casos graves, hospitalizações e óbitos pela doença e constitui medida de prevenção para esses grupos, além de evitar a circulação do vírus”, diz a coordenadora, destacando que a vacina não conflita com outras e a população pode aproveitar para se proteger simultaneamente de outras enfermidades como covid, cujo calendário também está aberto com a vacina bivalente. 

“Eu vacino para me proteger e, especialmente para proteger quem está perto de mim. Tenho asma e sempre consegui me enquadrar, mesmo antes de trabalhar na área de saúde. ao começar a trabalhar cuidando de pessoas, me conscientizei ainda mais quanto a importância da vacinação “, diz Ana Paula Santos, técnica em enfermagem que recebeu a dose na unidade de saúde em que trabalha. O movimento nos postos de saúde da cidade ainda é fraco. A maioria, como o do Major Prates, registra movimento maior na parte da manhã, de acordo com funcionários.  
 
CENÁRIO
Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2021 o número de pessoas vacinadas contra a Influenza foi de 72% do público alvo. Um número baixo, se comparado aos anos de 2019 e 2020 com 91% e 95%, respectivamente, de pessoas vacinadas. Em 2022 o número foi ainda mais preocupante, com apenas 68% de cobertura vacinal. O ano passado foram registrados 1.612 óbitos em virtude da doença. Em 2023, 1,3 mil casos da Influenza já foram confirmados, dos quais, 87 foram a óbito.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por