Autismo é tema de evento em Montes Claros

-

Jornal O Norte
31/03/2017 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:57

Lucimery Lopes
Estagiária







Selma Sueli Silva é uma das palestrantes


 



Neste domingo, 2 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.A data foi decretada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) em 2008 e tem o propósito de chamar a atenção das pessoas para o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ocorrência em crianças é mais comum e maior do que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. Atualmente no Brasil estima-se que o número de crianças autistas seja de 2 milhões e mais da metade ainda sem diagnóstico.

Hoje, primeiro de abril, será realizado em Montes Claros, no Colégio Bellar Imaculada das 08h às 18h evento especial para comemorar a data e vencer os desafios enfrentados pelos filhos e os pais.A organizadora e fonoaudióloga infantilMonique Fernandes destaca a importância do evento.

-Ele tem como finalidade diminuir o preconceito e adquirir conhecimento sobre o autismo abordando o tema “Autismo: para entender é preciso conhecer”. É o segundo ano que ele é realizado. Nesta edição, com um fato inédito: a participação de dois palestrantes muito especiais, uma mãe e o seu filho, ambos diagnosticados com TEA.

Segundo a fonoaudióloga, o autismo pode ser detectado nos primeiros anos de vida da criança e é muito importante começar a estimulação precoce.

- Assim podemos oferecer uma qualidade de vida melhor para as pessoas com autismo – completa.

TEMAS
Monique Fernandes destaca a grande procura das pessoas e a importância dos temas abordados.

- Mais de 400 pessoas vão participar do evento. Vamos contar com participação de pessoas da cidade e de outros lugares como Capelinha, Janaúba, Salinas e até de cidades da Bahia. Teremos a participação de psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, educador físico e uma mãe e seu filho que darão palestras voltadas ao autismo.

A palestrante Selma Sueli Silva foi diagnosticada com TEA em 2016 e é mãe de Victor Mendonça, que também tem autismo. Selma destaca a parceria com o filho e o significado que o evento tem para a vida de ambos.

- Este evento significa muito para mim e para meu filho. Acreditamos que quanto mais informação menos preconceito.  Admiramos muito a iniciativa. Eu e Victor somos parceiros no canal Mundo Asperger, do YouTube e agora, pela primeira vez, faremos uma palestra juntos, num evento dessa dimensão diz ela, acrescentando queo diagnóstico do Victor veio quando ele tinha 11 anos.

- Embora eu tenha buscado por ele desde os primeiros dias de sua vida. O meu diagnóstico veio em novembro do ano passado – ressalta a palestrante.

Selma Sueli, que é jornalista e Victor Mendonça, estudante de jornalismo abordarão o tema “O autismo e a Adolescência” na visão de um jovem autista de 20 anos e da mãe também autista que viveu 50 anos sem saber do próprio diagnóstico.





 
 


Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por