As altas temperaturas acabam provocando doenças durante o verão

-

Jornal O Norte
12/01/2017 às 05:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:49

Christine Antonini
Repórter

As férias de janeiro para muitas pessoas é um período de cuidados com saúde. Com a chegada do verão o tempo costuma ficar seco e a umidade relativa do ar baixa. Devido ao calor, as pessoas consomem mais alimentos gelados e utilizam frequentemente o ventilador e ar-condicionado – todos esses fatores contribuem para as “doenças de verão” que facilmente podem ser confundidas com uma gripe comum.

O calor favorece a proliferação de bactérias atingindo principalmente as pessoas alérgicas, sinusite e renite são as principais da lista. A médica Maria Celene explica que a gripe costuma dar febre e dores no corpo. Já os sintomas de alergia são espirros, coriza, nariz entupido, tosse seca e irritação da garganta.

Muitas pessoas quando começam sentir os primeiros sintomas de alergia, costumam se automedicar, o que de acordo com a Maria Celene, é um risco, pois os antigripais têm descongestionante e ácido acetilsalicílico na fórmula que podem ocasionar taquicardia e hemorragias.

- Como os sintomas são parecidos, é perigoso tomar remédios sem orientação médica, pois existem medicamentos para cada tipo de alergia, gripe e virose ou até mesmo uma dengue. Não é qualquer remédio, principalmente os antiinflamatórios, que se pode consumir quando alguém está com dengue, pois pode acarretar em uma dengue hemorrágica – alerta a médica.

SINTOMAS
Todo verão o chefe de cozinha, Alexandre Drummont sente os mesmos sintomas: dores de cabeça, dor atrás dos olhos, fadiga, febre entre outros indícios da sinusite – que é a inflamação, ou inchação da mucosa dos seios nasais providas de bactérias que se proliferam em ambientes mal ventilados. Ele ressalta que demorou procurar ajuda médica, mas não se automedicou.

- Depois de um mês sentindo os sintomas fui ao médico especialista no assunto. Ele me passou alguns antibióticos para combater a sinusite e tive que ficar quase um mês em tratamento – conta o chefe de cozinha.

CUIDADOS
A especialista recomenda tomar bastante líquido, optar por bebidas sem açúcar. Hidratar o nariz com soro e colocar bacia d’água no quarto para umidificar o ambiente e ficar em lugares arejados também são atitudes recomendáveis.

Além das doenças de verão, nesse período também é comum aparecerem otites externas, que são uma inflamação, ou das cavidades da orelha média, ou da mucosa que as recobre, ou das membranas do tímpano externas – geralmente ocasionadas pelo fato de as pessoas ficarem muito tempo na praia ou piscina.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por