A febre amarela é transmitida, exclusivamente, pela picada do mosquito Aedes aegypt (Fio Cruz)
A morte de um homem de 41 anos na cidade de Monte Santo de Minas, por febre amarela, acendeu a luz de alerta em todo o estado de Minas Gerais. As Superintendências Regionais de Saúde estão trabalhando em parceria com as Secretarias de Saúde para reforçar a vacinação em todos os municípios mineiros. No Norte de Minas, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, trabalha na eliminação de mosquitos adultos do Aedes aegypti, que além de principal transmissor da febre amarela, tem provocado um surto de dengue, chikungunya e zika. Para ajudar o município a combater o mosquito, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) cedeu cinco veículos e equipamentos para o controle do Aedes aegypti nos bairros que apresentam maior incidência do mosquito.
Referência técnica de controle vetorial da SES-MG, Dionísio Costa, explica que a utilização de equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV) veicular só deve ser efetivada em casos de epidemia, quando a existência de focos do Aedes aegypti atinge as categorias de alta ou muito alta incidência, como é o caso de Montes Claros.
“Para evitar que os municípios cheguem a essa situação, os serviços de vigilância epidemiológica e de saúde precisam intensificar, durante todo o ano, ações preventivas de controle vetorial. Esse trabalho precisa ser executado de forma contínua, com qualidade e responsabilidade, e não pode ser relegado a segundo plano por parte dos municípios. Isso porque, o que está em evidência é a saúde da população”, ressaltou a referência técnica.
Já a referência técnica das coordenadorias de vigilância epidemiológica e de saúde da SRS de Montes Claros Valdemar Rodrigues dos Anjos, lembra que, nos últimos anos, os municípios têm recebido várias ações de capacitação e orientação quanto à importância do controle das arboviroses.
MONTES CLAROS
Em MOC, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) informou no dia 13 deste mês que dois casos foram descartados. Mas em função do alerta estadual, homens e mulheres com idade entre nove meses a 59 anos, que ainda não foram vacinados têm sido convocados a comparecer à sala de vacina mais próxima para se vacinarem contra a febre amarela. De acordo a Secretaria de Saúde, a cobertura geral na cidade é de 100%, mas revela que o público infantil está com 80%.“Todas as salas de vacina têm o imunizante”, afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Imunização de Montes Claros, Aline Lara Cavalcante Oliva, que frisa que a vacina da Febre Amarela faz parte do calendário nacional.
SERVIÇO
Ao comparecer nas salas de vacinação, o indivíduo deve levar os documentos necessários como cartão SUS, identidade, cartão de vacina ou caderneta da criança.
Para mais informações: 2211-4353