SAÚDE

Adoçantes fora das dietas para controle de peso

Em estudo, OMS passou a não recomendar uso dos produtos para estes casos específicos.

Leonardo Queiroz*
Publicado em 18/05/2023 às 21:41.
Adoçantes devem ser usados com moderação (Leonardo Queiroz)

Adoçantes devem ser usados com moderação (Leonardo Queiroz)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou na última terça-feira (17) novas diretrizes sobre o uso de adoçantes, e passou a não recomendar o uso dos produtos para controle de peso ou como estratégia para reduzir o risco de doenças não transmissíveis. A lista inclui aspartame, sacarina, sucralose, stevia e derivados.

Os resultados da revisão, segundo a OMS, também sugerem que pode haver efeitos potenciais indesejáveis provenientes do uso prolongado de adoçantes, como risco aumentado de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos.

De acordo com a entidade, o ato de substituir o açúcar por adoçantes não ajuda no controle de peso a longo prazo. A nutricionista, Gabriela Andrade, de Montes Claros, explica que consumir frutas e outros alimentos naturalmente adoçados, além de alimentos e bebidas sem nenhum tipo de açúcar, seria uma estratégia para substituir os adoçantes. “A frutose, açúcar das frutas, junto com as fibras e todos os outros nutrientes, tornam a fruta uma excelente opção. As bebidas também são boas opções, no entanto é preciso ficar sempre de olho nos rótulos, porque alguns alimentos e bebidas, como a coca zero por exemplo, possuem adoçantes em sua composição. O ideal mesmo é dar preferência para alimentos minimamente processados ou aqueles que fazemos em casa”, explica a nutricionista. 

Gabriela também esclarece que os estudos mostram que o adoçante quando usado em excesso pode prejudicar a nossa saúde. Esse excesso seria o consumo de 70 saches de sucralose por dia. “Quem usa isso tudo de adoçante em dia? Ninguém, né?! Então, pra o controle de peso, redução de gordura, o adoçante continua sim sendo uma boa opção, quando comparado ao uso do açúcar”. 
 
RECOMENDAÇÕES
A recomendação da OMS se aplica a todas as pessoas, exceto indivíduos com diabetes pré-existente, e inclui todos os adoçantes sintéticos, naturais ou modificados que não são classificados como açúcares encontrados em alimentos e bebidas industrializados ou vendidos separadamente em alimentos e bebidas. Ainda segundo a OMS, a recomendação não se aplica a produtos de higiene e higiene pessoal que contenham adoçante, como creme dental, creme para a pele e medicações.
 
DICAS
“A procura do profissional nutricionista é muito importante! A internet hoje está cheia de informações, dicas e você acha até uma dieta pronta para você seguir. Só que cada pessoa tem a sua individualidade e tudo isso é levado em consideração quando montamos um plano alimentar. Bom, o ideal seria que as pessoas se acostumassem com real sabor dos alimentos, mas eu sei que ainda tem muita resistência quanto a isso”, destaca a nutricionista. 

A dica da nutricionista Gabriela para não utilizar os açúcares ou o adoçante é usar a baunilha, uva passa, banana madura, maçã, geleia de frutas e até mesmo tâmaras. “Todas são ótimas opções. Só não se esqueça que mesmo saudável elas têm calorias, então use com moderação!”.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por