Logotipo O Norte
Quinta-Feira,21 de Novembro
Castramóvel Itinerante

Ação gratuita oferece serviços de castração no Norte de Minas

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 30/04/2024 às 21:28.

Claro dos Poções é a primeira cidade da região a receber os serviços da unidade móvel (FREEPIK)

A cidade de Claros dos Poções é a primeira do Norte de Minas a receber o Castramóvel Itinerante, nesta terça-feira (30), no projeto “Patas Seguras”, realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. 

“Esse é o primeiro procedimento de castração na história do nosso município. Sabemos que precisamos ir além, mas é um início do trabalho de controle que ajudará no bem-estar animal e evitará a transmissão de doenças, já que os cães são vetores importantes na transmissão de doenças para os seres humanos”, disse o prefeito de Claro dos Poções, Norberto Marcelino. 

“Esse é o primeiro procedimento de castração na história do nosso município. Sabemos que precisamos ir além, mas é um início do trabalho de controle que ajudará no bem-estar animal e evitará a transmissão de doenças, já que os cães são vetores importantes na transmissão de doenças para os seres humanos”, disse o prefeito de Claro dos Poções, Norberto Marcelino. Ele ressalta que o município já teve caso de leishmaniose, por isso a necessidade de dedicar atenção redobrada ao assunto.

O prefeito relata existir uma lei municipal determinando que os tutores cadastrem os animais no setor de epidemiologia, porém, especialmente a população mais vulnerável, é resistente à medida, dificultando a quantifi-cação dos animais. Para essa tarefa, o município contou com a atuação de um técnico da Codanorte que identificou, em Claros dos Poções, uma população de 774 cães e 97 gatos, resultando em 871 animais na cidade. Serão castrados 10% desse total, cerca de 90 animais.

O Castramóvel é um veículo adaptado para o serviço de castração e segue as normas sanitárias e de saúde pública. Segundo o responsável técnico pela castração itinerante, o veterinário Arnaldo Ventuatto, o procedimento é definitivo e impede a capacidade reprodutiva do animal. Nos machos, a técnica consiste em remoção cirúrgica dos testículos e nas fêmeas, é feita a retirada dos ovários, tubas uterinas e útero.

De acordo com levantamento divulgado pelo Consórcio, o Norte de Minas tem pelo menos 136 mil animais e destes, 10% vivem nas ruas. Nesta primeira fase, a meta é castrar mais de 15 mil cães e gatos, entre animais domésticos e de rua, nos 17 municípios participantes. “Esses municípios demonstraram interesse no serviço. Posteriormente, ele será ampliado para que todos os 64 municípios consorciados sejam contemplados”, disse Eduardo Rabelo, presidente da Codanorte.

Após Claros dos Poções, o Castramóvel seguirá para os municípios de Francisco Dumont (7 a 10 de maio), Brasília de Minas (14 a 17 de maio), Icaraí de Minas (21 a 24 de maio) e Ubai (28 a 31 de maio). Nelas, o local ainda não está definido. As próximas cidades que ainda não estão com data definida, mas que estão na lista para receber o serviço são: São João do Pacuí, Itacambira, Grão Mogol, Pedras de Maria da Cruz, Japonvar, Bonito de Minas, Bocaiuva, Olhos D’água, Januária, Pirapora, Várzea da Palma e Lassance. 
 
MONTES CLAROS 
A prefeitura de Montes Claros não é consorciada à Codanorte. No município, o serviço de castração gratuita é feito pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por região. Não existe agendamento, sendo preciso aguardar que os agentes visitem as casas nas regiões específicas e o morador que tiver interesse faça o cadastro. 

Segundo a assessoria da vereadora Cecília Meireles (Ceci Protetora), a castração ainda não está satisfatória pelo município e, por meio de projetos da vereadora, o número de castrações foi três vezes maior do que aqueles executados pelo município. “O castramó-vel, que desde 2021 fica parado no CCZ, fazendo poucas castrações, irá em zona rural e áreas periféricas a nosso pedido. Estamos finalizando também os ajustes para promover mais de 3500 castrações em clínica vencedora de licitação de recurso de 500 mil por meio de parceria parlamentar”, informou o gabinete da vereadora.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por