Na Semana em que se comemora o aleitamento materno várias instituições estão realizando eventos que informam sobre a conscientização necessária para a realização da amamentação nos primeiros meses de vida.

Em Montes Claros, Banco de Leite Materno do hospital Aroldo Tourinho promove blitz e a segunda edição do Mamaço, no sábado (06), a partir das 8 horas, na praça Doutor Carlos, no centro da cidade, onde mulheres amamentarão os filhos.

A expressão Mamaço surgiu na França em 2006, numa reunião de mães que tiveram a ideia de amamentar simultaneamente os seus bebês em um grande encontro nacional. O objetivo buscando incentivar o ato de amamentar, que deve ser visto pela sociedade como natural, fundamental e apoiado totalmente. Este desafio é um serviço público pela promoção e proteção do aleitamento materno, orientando todos os envolvidos e participantes do evento.

Em Brasília de Minas, o Hospital Municipal Senhora Sant’Ana mantém um Banco de Leite Materno que atende gestantes de toda a região e está promovendo uma série de palestras para puérperas internadas no hospital sobre os benefícios do aleitamento e como superar as dificuldades com amamentação, entre outros eventos ligados ao aleitamento materno. Os agentes de saúde dos PSF´s também estão realizando mobilização social na cidade, com distribuição de folhetos educativos.