Queijo do Serro com selo de qualidade

Marca “Região do Serro” será lançada hoje, valorizando ainda mais o produto artesanal patrimônio imaterial

Anderson Rocha
Hoje em Dia - Belo Horizonte
24/10/2018 às 08:27.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:23
 (DIVULGAÇÃO)

(DIVULGAÇÃO)

A marca “Região do Serro”, selo que garantirá a qualidade e a procedência do queijo artesanal da região, será lançada hoje na cidade do Serro. A área produtora é composta por 11 municípios e possui cerca de 750 queijeiros, que fabricam aproximadamente 3,66 mil toneladas por ano.

O lançamento da marca será feito pelo Sebrae Minas, em parceria com a Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (Apaqs). De acordo com o Sebrae, trata-se da valorização da região a partir do produto, um dos grandes representantes da gastronomia mineira, conhecido desde a época da Coroa Portuguesa.

A iguaria é registrada como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro e certificada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) com o selo Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), que garante a origem.

A região produtora do Queijo do Serro é composta pelas cidades de Alvorada de Minas, Coluna, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro.

De acordo com cadastramento realizado pelo instituto, em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a produção diária na região é de cerca de 10 toneladas do famoso queijo artesanal.

Os produtores são, em sua maioria, agricultores familiares, de pequeno porte, com produção média diária em torno de 15 unidades.

Segundo o Sebrae, o apoio da entidade ajudou os produtores a organizarem a associação e reposicionarem o produto no mercado por meio da maturação do queijo e da valorização da origem. A produção do queijo nas propriedades rurais é toda artesanal.
 
CARACTERÍSTICAS
A altitude e o clima são determinantes para as características do produto e contribuem para definir o terroir, a exemplo dos melhores queijos franceses e italianos. “A marca Região do Serro vem expressar a identidade do território e faz parte da estratégia de valorização do queijo e de seus produtores”, afirmou Ricardo Boscaro, analista de Agronegócios do Sebrae Minas.
 
IGUARIA PREMIADA
No ano passado, o queijo do Serro ganhou destaque internacional ao conquistar quatro medalhas – três de prata e uma de bronze – no Mondial du Fromage, realizado na cidade de Tours, na França. A iguaria mineira concorreu com 700 produtos de 20 países.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por