Prevenção ainda é a principal arma contra o diabetes

Doença cresceu mais de 60% em dez anos no país, alavancada por hábitos de vida desregrados; ação gratuita avalia saúde de montes-clarenses hoje, dia dedicado ao mal

Alice Veloso*
O Norte - Montes Claros
14/11/2018 às 06:14.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:49
 (ARQUIVO PESSOAL)

(ARQUIVO PESSOAL)

A diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente no Brasil – atualmente o quarto no ranking mundial da doença. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 16,8 milhões de brasileiros já desenvolveram o estágio inicial da doença. Hoje é celebrado o Dia Mundial de Diabetes, data em que os especialistas alertam para a importância da prevenção. E haverá ação em Montes Claros.

A diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento da glicemia – o açúcar do sangue –, que se dá devido à falta de insulina, resistência à substância ou ambos.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia explica que a diabetes Mellitus tipo um é uma doença autoimune que destrói essas células e a pessoa tem uma deficiência absoluta de insulina, necessitando fazer uso desse hormônio na forma injetável.

Corresponde a 5% de todos os casos, sendo mais comum em crianças e jovens. O Diabetes Mellitus tipo dois engloba 95% dos casos, está aumentando a incidência e a causa relaciona-se com obesidade, sedentarismo, hereditariedade e maus hábitos alimentares. Devido à epidemia de obesidade no mundo, os casos se multiplicam a cada dia, tanto em crianças como em adultos.

No país, dados do Ministério da Saúde mostram que o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8% entre 2006 e 2016. A endocrinologista Mara Narciso avalia esses dados como altamente preocupantes, visto que o diabetes é uma doença metabólica, porém com graves complicações circulatórias.

“A diabetes afeta a retina, causando cegueira; os rins, causando insuficiência renal e necessidade de hemodiálise e transplante; além de acometer a macrocirculação do cérebro, causando Acidente Vascular Cerebral (AVC); assim como as artérias coronárias, causando infartos; a circulação das pernas, causando amputações, entre outros”, alerta.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) relata que a diabetes não é considerada uma doença de notificação compulsória, por isso não há banco de dados que aponte a quantidade exata de pessoas que possuem a doença.

Contudo, foi feita uma Pesquisa Nacional de Saúde em 2013, a última sobre o assunto, que revela que em Minas cerca de 6,4 % da população com pessoas de 18 anos ou mais possuem diagnóstico para diabetes.

SINAIS
A endocrinologista alerta que metade das pessoas com diabetes desconhece o fato. Diante disso, é preciso estar atento aos possíveis sintomas, que acontece quando a glicemia está acima de 180 e se caracteriza por aumento da produção de urina, muita sede, apetite exagerado e perda de peso.

Mara Narciso atenta para a importância da prevenção da doença, que se baseia em “emagrecimento, exercício físico e alimentação saudável, com uso de frutas, verduras, legumes, grãos integrais, evitando-se abuso de doces, refrigerantes e alimentos gordurosos”, diz.

A maquiadora Ana Luiza Soares, de 23 anos, que tem a mãe, o irmão e tios também diabéticos, descobriu a doença há sete anos. Ela toma insulina diariamente e já sente os efeitos da doença na saúde. “Minha visão piorou muito desde que descobri e, a cada dia piora um pouco mais”, diz a maquiadora.

A mãe de Ana Luiza, Juelis Soares, de 50 anos, além de perder quase toda a visão após sofrer um acidente em 2015, teve complicações na cirurgia e não se recuperou totalmente até hoje. “Ela teve rejeição das placas que colocou na cirurgia e teve que refazer a operação umas três vezes, no mesmo lugar. Com a diabete, a cicatrização foi demorada demais. Ela ainda tem dificuldades para andar, e com a visão comprometida, piorou muito”, conta Ana Luiza.
 
AÇÃO
O dia 14 de novembro é celebrado como Dia Mundial de Diabetes pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde. A Liga Acadêmica de Metabolismo e Diabetes (LAMBDA), da Universidade Estadual de Montes Claros, promove uma ação coletiva dirigida à comunidade em geral.

Das 14h às 22h, em parceria com o Montes Claros Shopping Center, haverá atendimento gratuito no estacionamento do centro de compras, com testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, coleta de dados antropométricos e orientações nutricionais e clínicas para se prevenir do diabetes.

A equipe de atendimento contará com 18 universitários dos cursos de Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia.

Por ser aberto ao público, não há estimativa da quantidade de pessoas atendidas, mas os organizadores esperam um número grande. “Queremos sensibilizar a população sobre os danos que o diabetes mellitus causa e levar as formas de prevenção para o maior número de pessoas possível”, afirma a diretora de comunicação da liga, Micaelly Fonseca da Costa.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por