Outubro Rosa: Prefeitura oferece mamografia gratuita

_

Jornal O Norte
19/10/2016 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 15:47

Christine Antonini
Repórter


O “Outubro Rosa” é um mês dedicado especialmente para a realização de exames da mama para detectar posíveis nódulos que futuramente podem se tornar câncer. A campanha “Mês Rosa” é considerada a mais séria realizada no Brasil, mas apesar da gravidade do assunto, em São Paulo e Rio de Janeiro, além de outros grandes centros, as mulheres estão tendo dificuldade de agendar as consultas. Algumas tentam há um ano. Em Montes Claros, foram tomadas medidas para romper com esta deficiência do setor de saúde pública.

A médica oncologista e referência em tratamento de câncer em Montes Claros, Priscila Miranda Soares ressalta que a mamografia é o principal aliado no diagnóstico e consequentemente na cura do câncer de mama. Porém, o que dificulta é que nem todas as mulheres têm acesso rápido aos exames, como mulheres abaixo dos 40 anos de idade.

MONTES CLAROS
Em Montes Claros, a prefeitura disponibilizou gratuitamente 2.600 vagas para exames de mamografia. Estes exames são para mulheres de 50 a 69 anos de idade que estão na faixa etária considerada de risco. A enfermeira do Programa Saúde da Mulher, Joice Fernanda Costa Quadros pontua que a mamografia também é feita nas mulheres de outras idades, mas só após uma consulta médica.

- Se a mulher de qualquer idade perceber o nódulo no autoexame, ela deve procurar uma unidade de saúde e agendar consulta com o médico responsável. Caso o especialista perceber que pode ser câncer de mama, a paciente será encaminhada para fazer a mamografia – explica a enfermeira.

O ano de 2016 está sendo um período de mudanças na vida da fisioterapeuta, Camila Porto Carvalho Gonçalves – que desde o mês maio faz tratamento contra o câncer de mama. Ela detectou um nódulo enquanto apalpava a mama, após parar de amamentar o segundo filho.

- Pensei que o nódulo fosse consequência da amamentação, porém, após ultrassom e biopsia, foi diagnosticado o câncer. Já fiz quimioterapia e a cirurgia, está faltando radioterapia e imunoterapia – afirmou a fisioterapeuta.

Outubro Rosa
O câncer de mama é a doença que mais atinge as mulheres. Somente em 2014, foram registrados 57 mil casos de câncer de mama no Brasil, dados do Instituto Nacional do Câncer.

A oncologista, Pricila afirma que “o Mês Rosa” é importante para conscientizar as mulheres sobre o cuidado com saúde.

- Não podemos deixar que o mês de outubro seja rosa e os outros meses cinzentos. A adoção de hábitos saudáveis deve ser permanente, durante o ano todo – finaliza.

Dentro da programação do “Mês Rosa”, em Montes Claros, acontece neste domingo (23), a 4° Corrida e Caminhada do Outubro Rosa, promovido pela Associação Presente. As inscrições podem ser feitas pelo site www.associacaopresente.org.br .  

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por