Novembro Azul em ação

Mês de alerta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata começa

Alice Veloso*
O Norte - Montes Claros
01/11/2018 às 06:56.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:33
 (MAURO MIRANDA/DIVULGAÇÃO)

(MAURO MIRANDA/DIVULGAÇÃO)

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é a de que neste ano mais de 68 mil novos casos surjam no país. É hora então de alertar a sociedade, principalmente os homens, para a importância da prevenção desta enfermidade.

O “Novembro Azul” é dedicado a isso e já começa com ações de alerta e orientação na cidade. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza hoje uma ação conjunta com a Loja Maçônica Vigilantes do Norte e parceiros da comunidade. Outras intervenções serão realizadas em 24 e 30 de novembro.

Serão feitos exames de PSA e foco no controle e prevenção de doenças cardíacas juntamente com atividades na área da saúde, como aferição de pressão e testes de glicemia.

A campanha desse ano é a quinta edição e conta com a participação voluntária de acadêmicos dos variados cursos da instituição. Serão feitos atendimentos à população de Montes Claros e na Comunidade de Buriti do Campo Santo.
 
PREVENÇÃO
O médico oncologista e especializado em próstata, Pedro Henrique Guimarães Pereira, ressalta a importância da conscientização dos homens, principalmente aqueles que estão no grupo de risco: pessoas que possuem histórico familiar, idade a partir dos 50 anos e negros, além dos que são sedentários e não têm uma alimentação saudável.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia, os exames de prevenção devem ser feitos a partir dos 50 anos, para a população em geral, e a partir dos 45 anos para quem tem histórico familiar da doença.

“Ainda existe muito preconceito com o exame feito para detectar o câncer de próstata. Um dos objetivos da campanha é justamente diminuir ao máximo esse preconceito. O exame é simples e rápido. É feito o toque porque não existe outra forma de acesso à próstata”, explica Pedro Henrique.

“O Novembro Azul é muito importante para alertar os homens a respeito da sua própria saúde, da importância de se manter saudável, seja contra o câncer ou no caso de doenças cardiovasculares”, destaca o médico.

Segundo o oncologista, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas podem ajudar na prevenção dessas doenças.

A campanha “Novembro Azul, elas por eles” da Unimontes começa hoje, com a “Ação em Saúde”, na praça Doutor Carlos, no Centro da cidade, a partir das 8h.

Na programação, apresentação da fanfarra da Escola Estadual Simeão Ribeiro e atendimento orientado sobre o câncer de próstata e doenças cardiovasculares, testes de glicemia, aferição de pressão arterial e testes do PSA (exame específico para avaliar a situação da próstata), além de uma oficina de capacitação em primeiros socorros com a equipe do Samu.
 
MAIS AÇÕES
Em 24 de novembro, a campanha terá um lado esportivo com o “Pedal – Novembro Azul”. A participação será aberta ao público em geral, com trajeto entre a área urbana (bairro Ibituruna) e a comunidade rural de Buriti do Campo Santo, onde haverá o atendimento dos moradores em mais uma “Ação em Saúde”.

A terceira intervenção será no dia 30 de novembro, com a “Ação em Saúde” na Escola Estadual Simeão Ribeiro e na feirinha do Santos Reis, com palestras sobre saúde da família e orientações sobre o câncer de próstata e doenças cardiovasculares.

As ações são abertas ao público e gratuitas. Mais informações pelo telefone (38) 3229-8164.
 
* Sob supervisão da editora Janaína Fonseca

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por