Mutirão contra o câncer

Christine Antonini
27/07/2019 às 07:41.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:43
 (DIVULGAÇÃO)

(DIVULGAÇÃO)

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado em 27 de julho. Em função disso, o Hospital Dilson Godinho promove hoje, a partir das 8h, um mutirão para oferecer à comunidade atendimentos que possam diagnosticar a doença e conscientizar as pessoas sobre ela. Essa é a segunda edição da ação, que no ano passado diagnosticou 20 pessoas com esses tipos de câncer.

Segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de boca e laringe é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas. Os tumores de cabeça e pescoço são localizados na pele, cavidade oral e lábios, orofaringe, hipofaringe, nasofaringe, esôfago cervical, laringe, cavidade nasal, seios paranasais, glândulas salivares e tireoide.
 
FATORES DE RISCO
Para o médico Lucas Ferreira Bicalho, que é um dos responsáveis pelo Projeto Julho Verde, os principais fatores de risco são o cigarro e o álcool. Cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com carcinoma escamoso fumam ou fumaram em alguma fase da vida.

“Além disso, nas últimas décadas tem aumentado a incidência da doença na faringe, amídalas e base da língua, principalmente em pacientes jovens, menores que 40 anos, que não fumam ou bebem. Esses novos casos estão ligados ao Papilomavírus Humano (HPV), transmitido através do ato sexual sem proteção” alertou o médico.

O mutirão será realizado na praça Doutor Carlos, com a expectativa de atender gratuitamente 300 pessoas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por