Mais cabelo sem efeitos colaterais

Tônico contra calvície desenvolvido na UFMG não causou reações em voluntários que participaram dos testes

Malu Damazio
Hoje em Dia - Belo Horizonte
25/07/2018 às 07:54.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:35
 (Riva Moreira/hoje em dia)

(Riva Moreira/hoje em dia)

Nada de queimação, coceira, descamação do couro cabeludo, impotência ou aumento das mamas. Reações adversas típicas de produtos que tratam a calvície são, em princípio, desconhecidas dos usuários do tônico capilar desenvolvido por pesquisadores da UFMG. O medicamento foi mostrado na edição de O NORTE do dia 18 de julho.

No mercado desde o início do mês, o Sanctio foi testado em dois momentos para verificar a ocorrência de alergias e outros efeitos colaterais. Inicialmente, 90 voluntários utilizaram o cosmético. Em seguida, 60 pessoas aplicaram o produto em casa, por três meses.

Segundo Robson Santos, professor da universidade e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanobiofar-macêutica (INCTN), onde a pesquisa foi desenvolvida, a utilização é segura, já que os componentes da fórmula são produzidos pelo próprio organismo.

“Não há efeito colateral conhecido até o momento. Testamos em avaliações individuais, mas a resposta depende do organismo de cada pessoa”, destaca o pesquisador. 

Santos afirma que, embora os estudos para o desenvolvimento do tônico tenham começado há mais de uma década, existe a possibilidade de que reações adversas apareçam.

Por enquanto, no tratamento do administrador Gustavo Bartolomeu, de 36 anos, tudo corre bem. O voluntário do grupo de pesquisa iniciou o uso do Sanctio em 2017 e aprovou o resultado.

Desde os 16 anos, ele notou que o cabelo começou a ficar mais ralo e procurava soluções para resolver o problema. O jovem, que já testou outras duas loções capilares por mais de um ano cada, afirma que nunca teve o resultado desejado até aplicar o cosmético desenvolvido na UFMG.

“Usei todos os dias, aplicando no couro cabeludo antes de dormir e lavando no dia seguinte pela manhã. O volume de cabelo aumentou, a cobertura da cabeça ficou boa. Achei ótimo, porque finalmente percebi uma diferença, sem nenhum efeito colateral. Isso nunca tinha ocorrido até então”, conta Gustavo.
 
PRINCÍPIO
Problema que afeta metade dos homens do planeta, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a calvície é tratada com substâncias como minoxidil, alfaestradiol e finasterida. No entanto, esses medicamentos podem trazer reações adversas para o usuário na pele, além de problemas de ejaculação, ereção e diminuição do desejo sexual.

O tônico capilar desenvolvido pela UFMG tem substâncias bioativas, ou seja, naturais. “O princípio ativo do Sanctio favorece o fluxo sanguíneo para o folículo piloso (estrutura capaz de produzir o pelo), tem uma atividade antioxidante e previne a morte celular. Com essas três propriedades, exerce um efeito anticalvície”, explica Robson Santos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por