Governos devem avaliar riscos de vacina contra a dengue

_

Jornal O Norte
21/09/2016 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 16:13

Pesquisa mostra que, se aplicada em áreas de baixa incidência, vacina contra a doença pode aumentar número de casos e de hospitalizações


A vacina contra a dengue, uma delas já aprovada, pode aumentar a incidência de casos que necessitem de hospitalização, ao invés de prevenir a doença. Essa é a conclusão de estudo publicado na revista Science no dia 2 de setembro. A eficácia da vacina - avisam os pesquisadores, vai depender da região em que ela for administrada. Por isso, as autoridades de saúde pública devem ter cuidado com as indicações do imunizante. A dengue normalmente provoca uma primeira infecção leve, mas pode ser muito pior se alguém é infectado com o vírus uma segunda vez.


TIPOS
Há quatro tipos de vírus da dengue. Estudos apontam que a resposta do organismo deflagrada pela primeira infecção pode levar a uma resposta mais grave na presença de uma segunda. Esse é um dos principais desafios para que a vacina seja desenvolvida. O medo é que, caso o imunizante não proteja o indivíduo totalmente, ele pode ficar mais suscetível a uma infecção mais grave, visto que a gravidade da dengue aumenta com a quantidade de infecções.


Na pesquisa publicada na Science, pesquisadores ingleses e norte-americanos analisaram dados de ensaios clínicos de vacinas realizados em 10 países com mais de 30.000 participantes.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por