Estoques de sangue estão muito abaixo do ideal em Minas

Hemominas ressalta que unidades são preparadas para receber doadores com segurança

Da Redação
O NORTE
16/03/2021 às 00:50.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:25
 (Marcelo Camargo/Agência BRasil)

(Marcelo Camargo/Agência BRasil)

A situação do abastecimento de sangue na rede da Fundação Hemominas, em Minas Gerais, tem ficado cada dia mais crítica com a pandemia pelo novo coronavírus. A queda nos estoques de bolsas de sangue é preocupante. A instituição ressalta que as unidades em todo o Estado seguem funcionando normalmente para quem quiser doar.

Nesta segunda-feira (15), os estoques dos tipos negativos estavam, em média, 35% abaixo do ideal, enquanto os positivos registram baixa de 30% do esperado. As reservas de O positivo, O negativo e A positivo estavam em estado crítico.

De acordo com a Hemominas, a manutenção dos estoques tem sido desafiadora desde o início da pandemia. No entanto, com o aumento das restrições de circulação e o avanço da doença no Estado, as pessoas têm ficado com medo de comparecer às unidades para doar.

A fundação enfatiza que segue, com rigor, uma série de procedimentos de proteção e prevenção de forma a garantir que os doadores se sintam seguros para realizar a doação de sangue.

Em nota, a instituição afirma que, entre os cuidados adotados, está o agendamento do horário para doação; o uso obrigatório de máscaras cobrindo nariz e boca; a utilização do álcool em gel ou líquido 70% para higienização das mãos. Além disso, foi feita a reorganização das salas de espera e de coleta de sangue das unidades para garantir o distanciamento mínimo entre os doadores.
 
OUTRAS ORIENTAÇÕES
A Hemominas relembra que os requisitos básicos para doar são: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto. Todas as condições e restrições podem ser consultadas no site.

Por fim, sugere aos candidatos à doação que levem o cartão de vacina quando forem a uma unidade para a confirmação de qual vacina foi aplicada e o prazo correto de inaptidão.

“Para melhor controle do fluxo de pessoas em nossas unidades, as doações devem ser agendadas on-line ou pelo MGapp - Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato”, informou a fundação, em nota.

Veja informações para doação: 

Como doar?
O interessado em ajudar precisa ficar atento às condições de doação de sangue e, então, fazer o agendamento on-line. Veja caso a caso, conforme a Hemominas:

Imunizados com as vacinas podem doar?
Sim. Mas, precisam esperar um prazo de inaptidão para poder realizar a doação de sangue. Quem se vacinou com a CoronaVac/Sinovac, precisa esperar 48 horas para doar. Já quem se vacinou com a AstraZeneca/Fiocruz deve aguardar sete dias.

Infectados pela Covid-19 podem doar?
Sim, mas precisam aguardar 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação) para poderem doar.

Pessoas com sintomas respiratórios podem doar?
Pessoas que apresentem quaisquer sintomas respiratórios, mesmo que leves, devem aguardar 30 dias após recuperação para doar.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por