Está um sufôco

_

Jornal O Norte
20/10/2016 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 15:47

O clima quente nas duas últimas semanas, principalmente, tem sufocado o morador montes-clarense. Não é para menos: os termômetros chegaram aos 39° graus na cidade.

Segundo Renan Lauton, professor universitário de Geociências, o tempo quente ocorre devido a uma massa de calor que tem atingido a maior parte do Brasil no último mês.

- Geralmente, quando esquenta muito, é sinônimo de chuva. Provavelmente deve chover até o fim desta semana – pontua o professor.

A intuição de Lauton está de acordo com a previsão meteorológica do site Clima Tempo. O calorão de até 37° graus pode significar chuva. E ela poderá cair em Montes Claros nesta quinta-feira. A previsão é que hoje chova 5 milímetros. Já amanhã, sexta-feira, e no sábado, este índice chegaria a 2 milímetros.

Temperatura alta e doenças respiratórias
As doenças respiratórias são o grupo de patologias que atingem o sistema da respiração, como asma, alergias, doenças nasais, entre outras. As principais vítimas da umidade baixa são as crianças e os idosos.

O médico Mariano Fagundes ressalta que a baixa umidade do ar acarreta uma disfunção ciliar das vias aéreas superiores - os cílios ficam mais incapacitados de filtrar as impurezas e isso ajuda a proliferar vírus e algumas bactérias.

- Um ambiente seco e com calor é o local ideal para os vírus, até mesmo aqueles gastrointestinais, levando a episódios de diarréia. Nesse período, temos vários casos graves de desidratação aliados com infecção intestinal – explica o médico.

RECOMENDAÇÃO
A recomendação do especialista é consumir no mínimo dois litros de água por dia, manter os ambientes umidificados e arejados e umidificar os quartos com baldes de água e toalha molhada próxima à cabeceira da cama.

Carla Cristina é mãe de Anna Júlia, de dez meses, e para manter a hidratação da filha ela lhe dá muito líquido, mais banhos ao dia e faz uso do ventilador, além de vesti-la com roupinhas leves.

Outro fator que contribui para que as pessoas adoeçam no calor, é o consumo de alimentos gelados, como sorvetes, açaí e refrigerantes.

Anderson Cardoso dos Santos é responsável por uma sorveteria. Ele ressalta que nos últimos quinze dias as vendas de sorvete e picolés aumentaram.

- Minhas vendas subiram cerca de 15% nesses últimos dias. Mas no ano de 2014, o faturamento foi melhor comparando o período desse ano – diz.

Maria Amélia é avó do pequeno Ezequiel Luan Pereira. Para driblar o calor, ela opta por banhos constantes e alimentos gelados.

- Ele tem imunidade forte, não gripa fácil e adora sorvete de chocolate. Quando estamos em casa, ele fica à vontade brincando com água. Isso ajuda muito a manter a sua saúde – afirma Maria.

ALIMENTOS
A nutricionista Nadilla Almeida alerta que alimentos gelados, principalmente sorvetes e refrigerantes contêm alto teor de açúcar. A sugestão dela é substituir o refrigerante pela água aromatizada e fazer o picolé ou sorvete em casa, com pedaços de frutas e suco natural.
- Nesse período de calor, devemos consumir alimentos com mais água, como melancia, melão, laranja ou chás gelados. Também podemos apostar em saladas refrescantes na alimentação. O importante é sempre hidratar e se for andar na rua, levar uma garrafinha com água para tomar todo o tempo possível.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por