Emissões de metano, o gás do efeito estufa, são maiores do que se pensava

_

Jornal O Norte
08/10/2016 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 15:46

As emissões globais de metano, potente gás do efeito estufa, podem ser o dobro das estimativas atuais, colocando um desafio adicional na luta contra as mudanças climáticas - disseram pesquisadores.

O novo estudo está baseado em uma base de dados 100 vezes maior do que as analisadas anteriormente e utiliza uma metodologia que evita suposições discutíveis relativas a modelos anteriores.

Dentro do cálculo, a emissão de metano durante a produção e a utilização de gás natural, de petróleo e de carvão é de 20% a 60% maior do que se pensava.

AQUECIMENTO GLOBAL
- Os inventários de emissões e os estudos atmosféricos subestimaram as emissões de metano a partir dos combustíveis fósseis - disse o autor principal do estudo, Stefan Schwietzke, cientista dos Estados Unidos.

Segundo ele, as emissões da indústria e de fontes geológicas naturais combinadas “são de 60% a 110% maiores do que as estimativas atuais”.

 As novas descobertas podem ter sérias implicações para os esforços globais para limitar o aquecimento global “bem abaixo” de 2ºC, como prevê o Acordo de Paris sobre o Clima, que entrará em vigor no próximo mês.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por