Nesta sexta (3), a partir das 19h30, acontecerá uma palestra sobre “Depressão na Adolescência”, ministrada pelo psiquiatra Romerson Brito Messias, na Igreja Presbiteriana da Graça.

De acordo com o pastor Jonas Di Jesus, presidente da Igreja, a palestra jogará luz sobre um tema muito relevante nos dias de hoje.

“Temos visto uma sociedade com princípios e valores deformados, resultando numa crise depressiva que afeta principalmente a adolescência. O palestrante trará informações, com levantamentos de fatos locais, que abrirão nossas mentes às necessidades urgentes e emergentes, que proporcionarão conhecimentos para amenizar, ou até mesmo tirar, adolescentes, jovens e adultos da depressão, voltando a viver dias normais, com controle das emoções e disposições relacionais naturalmente”, disse.

De acordo com o palestrante, o transtorno depressivo na adolescência é uma patologia frequente e comprometedora. “O desenvolvimento do quadro patológico compromete funções básicas na vida, tendo se tornado cada vez mais frequente no público adolescente”, afirma Romerson.

Trata-se de uma coexistência de alterações físicas, hormonais, comportamentais e emocionais associados à genética nessa fase da adolescência, explica o psiquiatra. “São fatores que predispõem a uma maior incidência à depressão. Quando o problema não é tratado de forma correta, tende a perpetuar à vida adulta, onde o conjunto de fatores é preocupante e mais comum no sexo feminino”, disse o professor do curso de medicina da Unimontes e da UNiFipMoc.

Segundo Romerson Messias, entre os homens o cuidado deve ser ainda maior porque estão mais predispostos a um quadro suicida. “Outro fator que pode chamar a atenção é a automutilação como forma de se punir ou gerar alívio”, completou.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam o registro de 17 casos de autoextermínio nos oito primeiros meses de 2018 em Montes Claros, a maioria entre homens de 35 a 44 anos.

A palestra é gratuita e acontecerá na Igreja Presbiteriana da Graça, na avenida Vicente Guimarães, 600, bairro Morada do Sol.