Covid-19: norte-mineiras participam de pesquisa da Funed para avaliar cenário entre assintomáticos

Clara Mariz*
@clara_mariz
04/11/2021 às 00:34.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:11
 (funed/divulgação)

(funed/divulgação)

Pirapora e Montes Claros, no Norte de Minas, estão entre as quatro cidades mineiras que vão participar de um programa que vai monitorar como a Covid-19 está se comportando em pessoas assintomáticas – contaminadas pelo vírus mas que não apresentam sintomas.

O programa foi lançado nesta quarta-feira pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e será realizado em Belo Horizonte e Contagem, na Grande BH, além das duas cidades norte-mineiras.

De acordo com a Funed, o programa foi desenvolvido a partir da necessidade de se entender como o vírus está circulando, agora que mais da metade da população mineira já está vacinada com as duas doses do imunizante contra a doença.

Para o chefe do Serviço de Virologia e Riquetsioses da fundação, Felipe Iani, neste momento é preciso entender a incidência de circulação do vírus. 

“Investigar quais linhagens do vírus estão circulando de acordo com o perfil da população pode nos ajudar a tomar decisões em saúde pública mais estratégicas agora e no futuro”, avalia.
 
VIGILÂNCIA 
Ao todo, a ação de vigilância ativa deve coletar 10 mil amostras no Estado. Durante o processo, a expectativa é a de detectar o novo coronavírus em, pelo menos, 5% dos voluntários.

“Com esse quantitativo, esperamos sequenciar pelo menos 200 amostras, uma vez que nem toda amostra positiva é possível de ser sequenciada, em virtude da carga viral presente”, explica Felipe Iani.

O projeto é uma parceria da Funed com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A iniciativa tem o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), National Institutes of Health (NIH) e Ministério da Saúde.

COMO PARTICIPAR
Para ser voluntário da ação basta ir até um ponto de coleta em um dos municípios participantes e responder um questionário.

A pessoa deve informar idade, presença de alguma comorbidade, se já teve diagnóstico para a Covid-19, se está vacinado, qual a vacina e a data da imunização.

A Funed ficará responsável por enviar profissionais a lugares específicos para fazer a coleta das amostras de swab nasal que serão utilizadas para a realização do exame PCR em tempo real, além de realizar o sequenciamento das amostras positivas.

Um ponto de coleta já funciona desde ontem na área de desembarque do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Felipe Iani explica que todo o processo deve acontecer em um intervalo de 50 dias, pois é importante que as amostras sejam colhidas sob as mesmas condições epidemiológicas.

“Se houver uma variação na situação da pandemia, isso pode interferir no material que buscamos. Por isso, contaremos com o apoio dos profissionais dos laboratórios macrorregionais para realizar as coletas em Pirapora e Montes Claros”, afirma.

Para a coordenadora de Laboratórios e Pesquisa em Vigilância da SES-MG, Jaqueline Oliveira, as informações conseguidas por meio dessa ação poderão ajudar a esclarecer perguntas importantes com relação ao cenário atual da pandemia no território de Minas Gerais.

“Pouco se sabe a respeito da circulação das variantes do coronavírus em assintomáticos no Brasil. Com o avanço da vacinação, o esperado é que a circulação do vírus diminua, gerando infecções com sintomas leves, ou mesmo, sem sintomas. Portanto, essa ação será fundamental para identificarmos qual a proporção de pessoas infectadas na população mineira que não apresentam desenvolvimento de sintomas, se a ausência de sintomas nessas pessoas está relacionada ao fato de estarem vacinadas, e ainda, se existe alguma variante do coronavírus associada a esses casos”, explica.

*Com Agência Minas

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por