Ação nacional de combate à sífilis

_

Jornal O Norte
21/10/2016 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 15:47

Com objetivo de mobilizar gestores e profissionais de saúde sobre a importância da detecção e do tratamento da doença durante o pré-natal, o ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira, uma ação nacional de combate à sífilis. O anúncio foi feito durante reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, na sede da Organização Pan-americana da Saúde, em que o governo federal e 19 associações e conselhos de saúde assinaram carta compromisso estabelecendo ações estratégicas para a redução da sífilis congênita no país com prazo previsto de um ano.

O foco é detectar precocemente a doença no início do pré-natal e encaminhar tanto a gestante como o parceiro para imediato tratamento com penicilina.

ESTRATÉGIA
De acordo com o ministério, a estratégia prevê, entre outros aspectos: o incentivo à realização do pré-natal precoce no primeiro trimestre da gestação; a ampliação do diagnóstico por meio de testes rápidos; o tratamento oportuno para a gestante e seu parceiro; e o incentivo à administração de penicilina benzatina (único medicamento seguro e eficaz na prevenção da sífilis congênita).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por