Política

Zema indica em quem votaria em 2º turno para presidente

“Não posso votar num governo que esteve tão envolvido em casos de corrupção”, afirmou

Hermano Chiodi (Jornal Hoje em Dia)
Publicado em 22/08/2022 às 22:12.
Zema ainda tenta fugir de embarcar na polarização das eleições nacionais deste ano ((MAURICIO VIEIRA/JORNAL HOJE EM DIA))

Zema ainda tenta fugir de embarcar na polarização das eleições nacionais deste ano ((MAURICIO VIEIRA/JORNAL HOJE EM DIA))

O governador Romeu Zema (Novo) tentou fugir do assunto, mas acabou dando indicativos sobre seu voto para presidente em um segundo turno. ”No PT eu não voto”, afirmou em entrevista ao podcast “Frango com Quiabo” do site G1.

Zema lembrou que a eleição presidencial poderia ser solucionada ainda no primeiro turno e argumentou que seria precoce indicar votos. Porém, pressionado, ele admitiu que entre os dois principais candidatos ao cargo de presidente seu voto só poderia ir para Jair Bolsonaro (PL).

“Não posso votar num governo que esteve tão envolvido em casos de corrupção. Não voto em corrupto”, afirmou. 

Nas eleições de 2018, que terminaram com a eleição de Zema ao Governo do Estado, o governador mineiro já tinha declarado apoio a Bolsonaro. Tanto na eleição passada quanto nas eleições deste ano o candidato do Partido Novo tem como adversários políticos apoiados pelo PT.

Neste ano, Romeu Zema tem como alvo principal o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), apoiado pelo ex-presidente Lula (PT). Nas eleições de 2018 ele enfrentou Fernando Pimentel (PT), que tentava a reeleição. 

Zema ainda tenta fugir de embarcar na polarização das eleições nacionais deste ano, com maioria dos eleitores divididos entre Lula e Bolsonaro.  

Zema lidera as pesquisas de intenção de voto para governador, mas, para presidente, o ex-presidente Lula tem a preferência dos eleitores no Estado. Isso significa que muitos eleitores estão fazendo a opção por votar em Zema para governador e em Lula para presidente. 

Para evitar perder esses votos, Zema evitou uma parceria com Jair Bolsonaro já no primeiro turno. Por causa disso, o presidente acabou lançando a candidatura do senador Carlos Viana (PL), que disputa o governo com apoio do bolsonarismo mineiro. 
 
PESQUISAS 
O ex-presidente Lula (PT) continua na liderança das intenções de votos, com 45%, contra 36% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).  

É o que mostra a 10ª rodada da pesquisa eleitoral BTG Pactual/FSB. E o público que mais contribui para a liderança do candidato do PT é o feminino.

Levantamento mostra que 51% das mulheres entrevistadas apontaram voto em Lula. Bolsonaro é o 2º mais citado por elas, em 29% das ocasiões. 

Já entre os homens, o candidato à reeleição aparece na frente, com 43%, contra 38% do petista.

Na classificação por idade, Lula é o mais citado pelos entrevistados com idade de 16 a 24 anos (57% contra 24%), 41 a 59 anos (41% contra 40%) e 60 anos ou mais (50% contra 32%). Já Bolsonaro ganha entre os de 25 e 40 anos (40% contra 38%).

A pesquisa foi realizada por telefone entre os dias 19 e 21 de agosto, foram entrevistados 2 mil eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado do TSE sob o número BR-00244/2022. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por