· O Brasil Eleitor desta semana mostra que, atualmente, o número de pessoas com título é superior ao registrado na última eleição, em 2006. O programa conta, também, a história do voto feminino no Brasil. Se durante a elaboração da Constituição de 1891 o voto feminino foi retirado das discussões, passados mais de 100 anos, o TSE registra que, em 2008, o eleitorado brasileiro é, em sua maioria, formado por mulheres.
Outra atração do programa é um debate sobre gastos de campanha, tema polêmico em época eleitoral. O Brasil Eleitor apresentará a cartilha com orientações para os partidos políticos, produzida pelo TRE mineiro. A cartilha mostra como fazer a prestação de contas de acordo com a legislação eleitoral.
O programa vai destacar o fato de que quase 380 mil candidatos disputam as eleições municipais deste ano. Vai falar sobre as principais ocupações desses candidatos. Eles são, na maioria, empresários, mas existem também carvoeiros, astrólogos a coveiros. E que até 16 de agosto, juízes eleitorais devem decidir se os candidatos denunciados por irregularidades no registro da candidatura podem mesmo concorrer.
Por fim, o Brasil Eleitor desta semana vai mostrar como é fácil aprender sobre história e política, no Memorial do TRE baiano.
A caravana da Justiça Eleitoral faz descobertas na região Norte do país. É a série “Seu Voto, Sua Voz”, que desde o início do ano percorre o Brasil para mostrar ações de cidadania sobre o voto consciente. ( Informações TSE)
DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA
· Produzido pelo TSE em parceria com a TV Cultura/Fundação Padre Anchieta, o programa Brasil Eleitor vai ao ar na TV Justiça todos os domingos, às 21h30, com reprise às terças (10h30), quintas (13h30) e sextas-feiras (17h). A TV Justiça pode ser acessada pelos canais Sky (canal 95), Direct TV (canal 209) e Net (em Brasília é o canal 10). Para saber que canal de televisão a cabo transmite a TV Justiça em seu estado, consulte o site http://www.tvjustica.gov.br/
Em Minas o programa será exibido pela Rede Minas, no sábado seguinte às 07h30.